Incêndio de grandes proporções atinge região de Poções em Juremal, distrito de Juazeiro (BA), veja o vídeo

Equipes do 9º BBM – Batalhão de Bombeiro Militar de Juazeiro estão empenhados em combater um incêndio na região de Poções, a cerca de 7 quilômetros do distrito de Juremal.

O nosso leitor Charles do Vale esteve na área, registrou o sinistro com fotos e vídeo, e notificou o comando do 9º BBM. Segundo Charles o incêndio é de grandes proporções e a exemplo do que aconteceu na região da Lagoa do Boi em Pinhões, possivelmente necessitará do apoio de brigadas da Agrovale e de outras empresas.

Cerca de 14 homens do Corpo de Bombeiros já estão trabalhando no local, para conter o incêndio que está chegando próximo às residências.

 

 

Esta semana o governo do Estado o programa Bahia Sem Fogo que atuará em diversas partes do território baiano, com foco na região Oeste e na Chapada Diamantina, envolvendo nove cidades.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Ao todo, 175 bombeiros e, pelo menos, 50 viaturas estão envolvidos para realizar o combate de forma célere, e também para a prevenção.

Combate

Três bases de prevenção e combate aos incêndios florestais já estão em funcionamento na Bahia. As ações são realizadas com ferramentas, como por exemplo sopradores, mochilas costais, pás, foices e enxadas. Muitos deles acontecem em áreas íngremes e de difícil acesso, o que faz com que o bombeiro precise percorrer longas distâncias a pé. As bases florestais estão sendo ativadas de acordo com as demandas de cada região. Elas atuam como uma central, onde são concentradas todas as ocorrências e ações preventivas em cada área.

Causa e Prevenção

A principal causa dos incêndios florestais, sejam acidentais ou intencionais, está ligada a atividades humanas. A população recebe alertas diários sobre a importância de evitar práticas como queima de pastagens e lixo, que podem desencadear incêndios. Esses avisos ocorrem simultaneamente às operações de combate.

O período de seca, marcado por baixa umidade do ar e ventos fortes, aumenta o risco de incêndios florestais, especialmente quando combinado com o uso imprudente do fogo em áreas urbanas e rurais. Para prevenir tais incidentes, o Inema intensifica a fiscalização na região, buscando identificar possíveis infratores.

Bahia Sem Fogo

O programa "Bahia Sem Fogo" foi criado em 2010 e desempenha um papel crucial na prevenção e combate a incêndios florestais na Bahia. Coordenado pela Sema, em colaboração com diversas entidades governamentais, visa proteger áreas de Unidades de Conservação (UCs), fornecendo infraestrutura, logística e treinamento para equipes de combate.

A Sema disponibiliza equipamentos de proteção, financia despesas para servidores, motoristas, aluguel de veículos e aeronaves. Além disso, o programa trabalha na prevenção, oferecendo cursos de formação, treinamento de brigadistas, campanhas de sensibilização e envolvimento das comunidades rurais na causa.

Veja o vídeo:

Da redação Rede GN