O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (31), dados oficiais da população residente no Brasil em cada unidade da federação e nos municípios em 31 de julho de 2022.
A publicação tem a finalidade de orientar o cálculo das quotas referentes aos fundos de participação de estados e municípios e a fiscalização do repasse desses recursos.
Na data de referência, o país tinha 203.080.756 habitantes residentes, um dado 0,008% menor que o divulgado pelo Censo de 2022, em junho deste ano. A ligeira diferença se dá por revisões metodológicas rotineiras, segundo o IBGE.
"Os resultados populacionais de 12,1% dos municípios do país tiveram alguma variação ante a divulgação anterior, mas 98,4% dessas variações foram inferiores a 1,0%", explicou o instituto.
Agencia Brasil
1 comentário
31 de Aug / 2023 às 22h58
Srs leitores. Muitas das vezes, deixo de entender, por não compreender. Se é direito do cidadão e dever do estado, repasses deveriam ser, de acordo com tributos do estado/ município. Um exemplo prático é, essa compactuação PEBA, muitos municípios da região, tem secretarias de saúde, gasto com pessoal, mas, não tem estrutura para atender e, só servem pra fazer encaminhamento, porém, apesar de não saber como dividido bolo, recursos para cidades assim, teriam que ser repensados, pois, as críticas recaem sobre Juazeiro e Petrolina, eles ficam numa boa. Tem cidade, que nem luvas tem, p pessoal saud