Com a finalidade de aproximar o Governo Federal dos estados e municípios, começam nesta quinta-feira (24/8), em Salvador (BA), as atividades da Caravana Federativa, ação criada para facilitar a adesão das prefeituras aos programas sociais atualmente disponíveis, como o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família, entre outros.
Ao todo, 34 ministérios participam das atividades, junto com entidades como Caixa Econômica Federal, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que auxiliar as prefeituras a resolver eventuais entraves, ampliando o acesso aos principais programas que foram recriados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência (SRI/PR), Alexandre Padilha, afirma que o atual governo retomou o diálogo com estados e municípios, e ressalta que a Caravana Federativa é essa aproximação acontecendo na prática. "O presidente Lula sempre fala que não conseguimos mudar a vida das pessoas sem uma forte parceria com estados e municípios", argumenta.
Nesta atividade itinerante da Caravana serão realizados painéis e oficinas. Já o atendimento técnico será feito por representantes de ministérios, entidades públicas, instituições financeiras e de desenvolvimento, como também pelo governo estadual da Bahia. O público de interesse dos atendimentos são prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e gerentes municipais de convênios.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Assuntos Federativos (SEAF) da SRI/PR, e contará com as presenças dos ministros Alexandre Padilha (SRI), no dia 24, e Rui Costa (Casa Civil), no dia 25.
O secretário de Assuntos Federativas da SRI, André Ceciliano, explica que a orientação do Governo Federal é priorizar a aproximação entre União, estados e municípios, ampliando cada vez mais o acesso às políticas públicas, voltadas para a redução de desigualdades. "A determinação do presidente Lula é que o Palácio do Planalto receba prefeitos, prefeitas, governadores e governadoras, independentemente de partido político. A prioridade é apresentar os programas e buscar soluções para eventuais lacunas. A gente só vai resolver os problemas em parceria, reconstruindo o pacto federativo", justifica.
Na quinta (24), às 18 horas, a Caravana realizará uma solenidade com as presenças do ministro Alexandre Padilha; do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do presidente da União de Prefeituras da Bahia (UPB), José Henrique Tigre; e do presidente da Federação Estadual de Consórcios Públicos (FECBAHIA), Thiancle da Silva Araújo, entre outras autoridades.
Governo FederalFoto divulgação
0 comentários