O Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão do Pernambuco, está realizando treinamento de profissionais para hemorragia pós-parto (HPP).
O objetivo é atualizar os novos enfermeiros do HDM ISMEP sobre o protocolo de hemorragia pós-parto, baseado nas recomendações da estratégia zero morte materna da Organização Pan-Americana da Saúde.
Todo o treinamento foi dividido em teoria e prática, espalhadas pelo auditório em estações de estudo, abordando a estratificação das pacientes para fatores de risco relevantes que merecem atenção e cuidados especiais durante seu internamento. "Nosso foco aqui no HDM ISMEP são as vidas que recebemos todos os dias. Tendo em vista que a hemorragia pós-parto é uma emergência obstétrica e a execução das ações de forma sequenciada, sem perda de tempo, de forma correta, aumenta a chance de sobrevida da paciente, nós estamos capacitando nossos enfermeiros para o melhor atendimento. A vigilância a esse tipo de hemorragia, salva vidas, " destacou a gerente de educação permanente do HDM ISMEP, Djenane Cristovam.
Foram facilitadores do treinamento, os enfermeiros gerentes da equipe de obstetrícia do HDM ISMEP, Alice Nogueira, Jaqueline Adelaide, Thais Marques, Yane Tina, os residentes de enfermagem obstétrica Patrícia Regina, Marta Gleice, Maria Eduarda, Libna Hellen e Paula Gonçalves, com apoio da coordenadora de enfermagem Emerlaine Ferreira.
Estatísticas
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, a hemorragia pós-parto constitui como uma das principais causas de morte materna no mundo atualmente, sendo responsável por cerca de 25% dos óbitos. No Brasil é a segunda causa de morte materna, de acordo com o Ministério da Saúde.
Ascom HDM / ISMEP
0 comentários