A Feira de Saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro Social Urbano (CSU), realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), ofertou para a população do entorno serviços como como aferição de pressão, testes rápidos, vacinas, atendimento médico, teste de glicemia, preventivo e atendimento com fisioterapeuta além de um café da manhã para os usuários, no sábado (12).
A iniciativa é uma das estratégias da gestão Suzana Ramos para reduzir as demandas reprimidas nas unidades. De acordo com o secretário de saúde, Allan Jones, as ações nas unidades de saúde são essenciais no cuidado e prevenção da população.
"O foco da gestão Suzana Ramos é acabar com a demanda reprimida de exames e consultas especializadas em todas as unidades de saúde e essas ações desafogam as unidades, que podem se dedicar mais à saúde preventiva que é a missão da Atenção Primária", afirmou.
A segunda edição da feira realizou mais de 60 atendimentos, o que foi considerado pela enfermeira da unidade, Cynthia Maiara Teles Piauí, um número compatível com a oferta de serviços. "Na primeira edição ofertamos mais serviços e a coleta de exames laboratoriais. Após um levantamento identificamos as necessidades da população e organizamos o atendimento para esta edição. O mutirão mais uma vez foi excelente e atendeu nossas expectativas", informou a enfermeira destacando que essas ações "também são uma forma de trazer a comunidade para próximo da UBS, para identificar as comorbidades dos pacientes", acrescentou.
Emerson da Silva Moutinho é morador do bairro e usuário da unidade para ele as feiras têm sido positivas para atualizar consultas e exames. "Com a correria do dia a dia não encontramos tempo para para fazer exames e atendimentos. Nessas feiras a gente tem a possibilidade de fazer vários atendimentos, exames, tudo em um dia só", elogiou.
Iana Lima – Ascom Sesau / PMJ
0 comentários