Cerca de 120 profissionais da rede de atenção básica e primária da rede municipal de saúde, participaram nos dias 08, 09 e 10 de agosto, de uma capacitação para inserção de dados no E-SUS Atenção Básica, um sistema de coleta de dados.
A ação, desenvolvida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), está entre as atividades com foco na otimização dos serviços para a atualização de profissionais que operam os sistemas de gerenciamento do cadastro de usuários e atendimentos em todos os setores da Sesau.
O secretário de saúde Allan Jones, explica que o treinamento permite o registro certo de muitos dados que estavam sendo perdidos, a partir do manuseio correto do sistema. "Muitos dados estavam sendo perdidos e com isso, os nossos indicadores junto ao Previne Brasil, não eram satisfatórios. Esses índices permitem inclusive que tenhamos mais aporte financeiro do Ministério da Saúde", esclareceu.
De acordo com o Ministério da Saúde, "o E-SUS Atenção Primária é uma estratégia para reestruturar as informações do setor em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população", descreve o órgão.
Para a dentista Ângela Sena, o treinamento foi muito proveitoso "Nós que estamos totalmente inseridos no atendimento, não conhecíamos direito o sistema, e estávamos perdendo muitos dados. E com esse conhecimento vamos melhorar muito, inclusive os indicadores do Previne Brasil", afirmou.
A auxiliar de serviços bucais da UBS CAIC, localizada no bairro Malhada da Areia, Paulina de Souza Barbosa, avaliou o momento como uma oportunidade de sanar dúvidas sobre o sistema. "Pudemos tirar dúvidas e isso vai melhorar bastante o atendimento e o registro dos procedimentos e futuro acompanhamento do paciente", disse.
A estratégia E-SUS APS inclui os sistemas de Coleta de Dados Simplificada (CDS), Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e módulos de gestão (agenda e relatórios).
Iana Lima – Ascom Sesau / PMJ
0 comentários