Com o tema: 'Professores em nova atividade laboral', a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou, nesta quinta-feira (27), um encontro com foco nos professores readaptados do município.
O evento teve como objetivo acolher, escutar e valorizar os professores que, por alguma patologia, física ou emocional, tiveram que se afastar da sala de aula e se adaptar a uma nova atividade.
A superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc, Maria Alexandrina Araújo, ressaltou a importância de valorizar esses profissionais que continuam estudando e sendo úteis para a rede municipal de educação. "Queremos acabar com a ideia de que o professor readaptado é um professor que está doente. Na verdade, é um professor que teve uma limitação, mas que agora parte para uma nova atividade, contribuindo de outras formas. Nosso objetivo é acolher, valorizar e despertar nesse professor o sentimento de pertencimento pela rede, além de romper com a terminologia readaptado, para dar espaço ao termo professor em nova atividade laboral. É isso que o governo Suzana Ramos tem fomentado", frisou.
Durante o evento, os participantes assistiram à palestra da professora da Universidade de Pernambuco, Franciela Monte, sobre o novo sentido do trabalho para o professor em readaptação. "Nós discutimos algumas possibilidades de novas ressignificações para o fazer do professor docente que está em processo de adaptação, como por exemplo, refletir de que maneira esse professor ainda pode se sentir saudável e feliz trabalhando, mesmo que não esteja na sua função original, na sala de aula".
A professora Albenir Rodrigues, da Escola Municipal de Educação Infantil Adjalva Ferreira Lima, elogiou a gestão municipal pela realização do evento. "Foi maravilhoso ter vindo a esse encontro. A fala de Alexandrina nos trouxe inovações que são desejadas há muito tempo e a palestra foi extremamente motivadora. Nós, enquanto readaptados, nos sentíamos esquecidos, mas aqui me senti valorizada", disse a professora.
Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ
0 comentários