Após protesto em defesa do transporte escolar em Juazeiro realizado por estudantes secundaristas no último dia 12 de julho, a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) recebeu uma comissão em duas reuniões, sendo uma no dia do ato, outra na tarde desta terça (18).
Nesta última, o secretário Wank Medrado recebeu dos/das estudantes um documento que aponta a evolução histórica do acesso ao transporte escolar no município, bem como cita que este também tem sido um problema permanente ao longo dos anos letivos, em todas as gestões.
Referente a este ano de 2023, o documento relata os diversos problemas que prejudicaram crianças, adolescentes e jovens e apresenta proposições, solicitando a garantia destas para que as/os estudantes das escolas públicas que dependem do transporte não venham mais a se prejudicar, conforme aconteceu no primeiro semestre letivo deste ano.
O representante da Seduc informou que recentemente uma empresa foi licitada para gerir o transporte escolar em Juazeiro e que os atrasos que ocorreram não foi por falta de recursos mas sim devido a entraves de ordem operacional. Wank Medrado explica que todas as decisões vem sendo dialogadas com os proprietários dos veículos e motoristas e informa ainda que a secretaria está trabalhando para não haver atrasos de agora por diante.
Na oportunidade, foi tratado ainda de outros pontos como as péssimas condições de boa parte de veículos, e ausência de acessibilidade, as condições das estradas rurais e a necessidade de maior fiscalização do serviço por parte do município. Além disso, as/os participantes da reunião foram informados sobre atuação do Conselho Permanente de Acompanhamento do Transporte Escolar, contando com compromisso firmado com o secretário para garantir assento de um representante do grupo no referido conselho e assim poder levar para discussão e encaminhamentos as diversas demandas que surgem diariamente com relação à pauta.
Ao final da reunião, foi cobrada ainda uma maior atuação da Seduc com relação à juventude, uma vez que a referida secretaria também deve atender este segmento. Os estudantes sinalizaram que irão acompanhar a retomada do semestre letivo com votos de que não seja necessário novas manifestações este ano.
O movimento estudantil vem contanto com o apoio de organizações sociais com atuação na cidade e no campo, a exemplo do Coletivo Enxame, União Brasileira de Mulheres – UBM, Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), Juventude do PT de Juazeiro e União das Associações do Vale do Salitre – UAVS.
As informações são do Coletivo Enxame
NOTA PREFEITURA JUAZEIRO: A Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro (Seduc) esclarece que não há débito do município com os motoristas que efetuam o transporte escolar e vem realizando o pagamento da empresa vencedora da licitação rigorosamente em dia.
No que diz respeito à frota de veículos, a responsabilidade é da empresa licitada que assumiu a gestão do transporte escolar há apenas dois meses e vem se adequando às necessidades das rotas e dos estudantes.
Ascom Coletivo Enxame e Ascom PMJ
0 comentários