A Prefeitura de Petrolina, através da Secretária de Saúde, divulga nesta terça-feira (18) o resultado do 4º Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa).
Essa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, do índice de infestação do mosquito responsável por transmitir a Dengue, Chikungunya e Zika. O resultado apontou baixo risco, nível de 0.5%, de surto para doenças transmitidas pelo vetor.
Na pesquisa, onde foram visitadas casas e estabelecimentos comerciais, as localidades que apresentaram maior taxa de infestação foram: Novo Tempo; Cond. Mais Viver São Francisco; Cond. Mais Viver Grande Rio; Cond. Mais Viver; Cond. Vinhedos; Cond. Vila Real; Cond. Vila Verde; Lot. Vale Dourado; Vila Esperança; Pedra Linda; Morada Nova; Antônio Cassimiro; Cond. Summer Ville; Cond. Sol Nascente; Park Jatobá 1; Novo Horizonte, Henrique Leite; Idalino Bezerra; Rio Jordão; Cidade Universitária; Cond. Alphaville; Área Militar; Vila dos Ingas; Lot. Eduardo; Cond. Ecospa; Cond. Buona Vitta; Lot. Santa Barbara; Lot. Pe José de Castro e Lot. Boa Vista com índice de 1,0%. As demais localidades oscilaram de 0% a 0,9%.
Dicas de prevenção:
Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, que podem ser possíveis criadouros para a proliferação do mosquito. Tampar tonéis, caixas d'água e lixeiras; manter as calhas sempre limpas; preencher os pratos de vasos de plantas com areia; limpar os potes de água para animais; e retirar a água acumulada em recipientes são algumas medidas de prevenção que os moradores devem adotar para evitar a proliferação do mosquito.
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários