A sede do Sebrae em Juazeiro recebeu o segundo encontro de proprietários e representantes de empresas de pequeno porte e microempresas inscritos no programa Agentes Locais de Inovação (ALI), na terça-feira (6). O encontro estava previsto no calendário do ano em curso e foi coordenado por Edlan Amaral, trainee da instituição.
Para o encontro, a equipe do ALI, formada pelas bolsistas Sara Manera, Rosa Calina e Bruno Dias da Silva, convidou as jornalistas e empresárias Fernanda Viotti e Jaislane Ribeiro, especializadas em redes sociais, para debaterem com os participantes o tema “Como Vencer nas Redes Sociais”.
Durante a atividade, foram apresentados casos de sucesso impulsionados por plataformas como Instagram, Facebook, TikTok, WhatsApp, entre outros, além de dicas importantes para a criação de um perfil comercial, escolha e definição do público-alvo, montagem da pirâmide do engajamento, estratégias de comunicação para o relacionamento com o consumidor, como produzir conteúdos para um negócio ou produto e, principalmente, o caminho para gerenciar tudo isso.
Carmenice Souza de Lima, proprietária da Loja Ágape, do segmento de variedades, entende as redes sociais como uma forte aliada para o crescimento da sua atividade, hoje distribuída em três lojas, em diferentes bairros de Juazeiro. A empresária lamenta o tempo perdido durante a pandemia e hoje corre contra o tempo em busca de adequar seu empreendimento à nova realidade imposta pelo crescimento das redes sociais. “Reconheço que não tive essa visão antes, mas, hoje, estou convencida da importância das novas ferramentas e espero, com a ajuda do Sebrae, expandir meus negócios com a chegada de consumidores via o e-commerce”, admite.
Também empresária do ramo de variedades e papelaria, Elineuza Araújo Soares, dona da Loja TOP, considerou o tema superinteressante e atual. Para ela, “hoje, o empreendedor precisa estar conectado nas redes sociais e outros canais que trazem visibilidade para o seu serviço ou produto”, reconhece.
Dono da Equipadora Cordeiro, do ramo de acessórios automotivos, Marcelo Cordeiro avaliou como importante e oportuna a escolha do tema do encontro promovido pelo Sebrae. Dono de lojas em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), o empresário já utiliza as redes sociais para incrementar as vendas usando os canais digitais. “Nos tempos atuais, o uso da tecnologia e das ferramentas disponibilizadas pelas Big Techs é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, não importando a sua estrutura”, afirma Cordeiro.
Edlan Amaral considera o programa ALI uma porta de entrada importante para que o empreendedor do Vale do São Francisco conheça o Sebrae, se aproprie e entenda que a razão de existir da instituição são eles. “A missão do Sebrae é apoiar os pequenos negócios com gestão e inovação, focando sempre no aumento de faturamento, redução de custos e melhoria da produtividade. O empresário já entendeu que as vendas digitais não são apenas um modismo, mas uma imperiosa necessidade para o sucesso do empreendimento, daí a importância do tema escolhido”, conclui.
Carlos Humberto/Ascom
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