Mais de 1.500 estudantes da rede estadual de ensino estão participando da 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), na Arena de Esportes, em Lauro de Freitas. As caravanas são de 220 municípios, dos 27 Núcleos Territoriais de Educação.
O Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, Juazeiro Bahia, participa do evento com destaque para os projetos aprovados. Os alunos do 3º ano de Agropecuária Adrian Daniel, Luan Sarmento, com orientação do professor Charle Jean Alves da Silva apresentam o projeto com o tema: Importância da extensão rural para os produtores familiares do Distrito de Irrigação de Maniçoba.
Os Alunos do Terceiro ano de Informática, Nhewvys Silva Batista, Sara Kellen Sival com a orientação da professora Geisa Lorena Maia Carvalho dos Santos em parceria da professora Natália Rafaela desenvolveram o projeto: Aplicação de tecnologia baseada em Arduino para controle de filas do refeitório do Cetep-SSF é o tema do trabalho.
O evento vai até quinta-feira (10). No geral os estudantes apresentam projetos desenvolvidos em sala de aula, que envolvem iniciação científica, mas também esportes, cultura e a arte nas distintas linguagens, a exemplo do canto, da dança e do teatro.
Com o tema central “Pesquisa científica e projeto de vida - desafios da Educação Básica”, a FECIBA conta com 270 estantes, onde os estudantes apresentam projetos como A produção de farinha orgânica com casca de banana; Confecção de bicicleta para carregar aparelhos eletrônicos; Dispositivo de alerta contra a violência; Torneira sinalizadora para a redução do consumo de água; Sabonete glicerinado com a popa do maracujá; Uso da taioba na produção de bioplástico; Produção de biogás de subproduto do cacau; Propet - produto cicatrizante e anti-inflamatório para ferimentos em animais de rua; Tijolo ecológico (feito com a fibra do coco); Protetor solar a base de sumo de palma forrageira; Dispositivo robótico para auxiliar a pessoa com deficiência visual; Uso de fibra de coco na fabricação de vasos de plantas; e Telescópio caseiro; dentre outros.
Por meio dos trabalhos apresentados, os estudantes abordam, ainda, questões relacionadas ao desperdício de alimentos e à edição de cartas pessoais do sertão baiano.
A FECIBA mostra todo o potencial criativo dos estudantes, que, com a orientação dos seus professores, desenvolvem projetos de grande alcance social e demonstram a preocupação deles em buscar solução inteligentes para diversas questões do cotidiano.
Redação redeGN Fotos red
0 comentários