Antônio de Oliveira Ramos, 78 anos, conhecido por Toinho da Onça, possui a justa homenagem quando ganhou o Titulo de Cidadão de Exu, Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga.
Nascido em Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco em 03 de março de 1944, é um apaixonado pela vida e obra de Luiz Gonzaga. Um Patrimônio da cultura gonzagueana.
A história de amor pelo cancioneiro gonzagueano aconteceu quando nos anos 50 estava na feira acompanhado pelo seu pai e viu o livro daautoria de Zé Praxedes, o poeta Vaqueiro. O livro foi edidato no ano de 1952, Luiz Gonzaga e outras poesias.
Em 1957, ano do Centenário de Caruaru, Toinho assistiu a apresentação de Luiz Gonzaga e Onildo Almeida, na capital do Agreste. O novo cidadão de Exu, revela que nesta oportunidade Luiz Gonzaga estava acompanhado de seu pai, o tocador de 8 baixos, Januário.
Com a profissão de caminhoneiro, Toinho da Onça, agendava viagens que desse para assitir shows de Luiz Gonzaga, assim teve o privilégio de contemplar nos palcos e andanças de Luiz Gonzaga cerca de 50 shows em várias cidades brasileiras.
Toinho mantem em Santa Cruz do Capibaribe, em sua casa um acervo da vida e obra de Luiz Gonzaga, coleção de discos raros. Um dos mais raros é o LP Sanfona do Povo, pois este ganhou a assinatura do Rei do Baião.
"Assisti os últimos shows de Luiz Gonzaga, cansado e sentado numa cadeira de rodas. Último Show em Caruaru Homenagem realizada pela a Luiz Gonzaga. Foi uma despedida dolorosa", revela Toinho.
Todos os anos Toinho da Onça visita Exu, e este ano vai marcar definitivamente a Vida de Viajante, quando se torna oficialmente filho de Exu, com o merecido título de Cidadania.
Neste ano, 2022, quando o Brasil festeja no dia 13 de dezembro, os 110 anos do nascimento de Luiz Gonzaga, uma foto rara chama a atenção. Trata-se de uma foto do ano 1982, Luiz Gonzaga, festejando os seus 70 anos. A cena fotografada mostra Luiz Gonzaga em cima de uma caminhonte marca chevrolet. Data: 13 dezembro de 1982.
"Este ano se DEUS quiser estarei mais uma vez nas festividades de aniversário de Luiz Gonzaga. Agora 110 anos de nascimento do rei do baião", afirma Toinho.
Redação redeGN Foto Toinho da Onça Arquivo Pessoal
0 comentários