O nível da capacidade do volume útil na Barragem de Sobradinho inicia oficialmente a estação da Primavera, nesta quinta-feira (22)de setembro com 68%. A previsão é de afluência (água que entra) de 580 metros cúbicos por segundos, enquanto a defluência (água que sai) permanece em 1.400 m³/s.
A primavera começa às 22h04 e termina às 18h48min de 21 de dezembro de 2022, de acordo com prognóstico divulgado pelo meteorologista Natálio Abrahão.
A estação terá temperaturas extremamente altas e e promete dias de muito calor. Segundo o metereologista, outubro será o mês mais quente do ano. Com isto, o consumo de água aumenta nos sertões banhados pelo Rio São Francisco.
A REDEGN destacou que a Defesa Civi chamou a ateção para o fato que uma massa de ar seco e quente está em Petrolina, Sertão do São Francisco, além de fazer com que as temperaturas atinjam a marca dos 36ºC nos próximos dias, colocou em alerta sobre as condições da umidade relativa do ar. Durante esse período, a umidade deve variar entre 12% e 20%, aumentando os riscos de doenças respiratórias e incêndios.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Marcondes Inácio, neste mês, alguns cuidados devem ser redobrados para evitar complicações. "Sabemos que já começou o período de estiagem, que é a época em que o tempo fica mais seco, mais quente, e é quando os focos de incêndio aumentam. Por isso, precisamos tomar alguns cuidados com a nossa saúde, seguindo algumas precauções para manter o bem-estar", relata Marcondes Inácio
Redação redeGN Texto e Fotos Ney Vital
0 comentários