O jornalista Ney Vital, colaborador da REDEGN, participa do curso promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE).
Na manhã desta segunda-feira (22), três módulos apresentados por especialistas abriram o curso “Cobertura das Eleições 2022 e Direito Eleitoral”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), e que tem como público-alvo jornalistas e profissionais da imprensa que acompanham os trabalhos relacionados ao pleito de outubro.
Com duração de 15 horas, a capacitação ocorre no formato de Ensino a Distância (EaD) e prossegue até sexta-feira (26).
Durante o tema “Participação de grupos minorizados na política”, a assessora-chefe da EJE/TSE, Polianna Santos, destacou as ações de valorização e do aumento da participação das mulheres na política efetivadas pela Justiça Eleitoral, entre outros itens.
Na exposição, Polianna forneceu dados sobre o registro de candidaturas nas eleições municipais de 2020, que mostram o grande descompasso na representação política dos segmentos que são majoritários na população (mulheres e pessoas negras – que abrangem as pardas e pretas, de acordo com o IBGE). Do total de candidaturas em 2020, 66,4% eram de homens e 33,6% de mulheres, sendo 83% dos eleitos homens e apenas 15,7% mulheres. Dos homens eleitos, 54,64% são brancos; das mulheres eleitas, 58,84% são brancas.
Segundo a secretária de Comunicação e Multimídia do TSE, Giselly Siqueira, o objetivo da preparação é oportunizar a jornalistas e especialistas da área otimizar os conhecimentos sobre a Justiça Eleitoral e auxiliar ainda mais na produção dos produtos de comunicação.
Na programação um dos temas abordados será os Principais desafios do TSE no combate à desinformação e Página Fato ou Boato.
A assessora-chefe da EJE/TSE, Polianna Santos, espera que, ao final da qualificação, os participantes possam ser capazes de compreender temas essenciais para utilizar nas respectivas atividades, como, por exemplo, o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.
Além disso, serão temas do curso a competência da Justiça Eleitoral; ações judiciais eleitorais; consulta à tramitação de processos na Justiça Eleitoral; arrecadação, gastos de campanha e prestação de contas; estatísticas do TSE; combate à desinformação; organização das eleições; e participação de grupos minorizados na política.
Metodologia-O curso será dividido em 11 módulos, que serão compostos por webinários temáticos, realizados de forma síncrona, com a possibilidade de interação mediante chat, para eventuais perguntas para os instrutores.
Cada um dos tópicos será abordado por servidores especialistas, que atuam dentro da Justiça Eleitoral e têm conhecimento aprofundado sobre determinado tema. Ao final do curso, os participantes poderão obter um certificado de participação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1) Por dentro da Justiça Eleitoral - Instrutor: Fernando Alencastro
2) Papel do TSE na organização das eleições - Instrutor: Thiago Fini Kanashiro
3) Participação de grupos minorizados na política - Instrutora: Polianna Pereira dos Santos
4) Resoluções Eleções 2022 - Novidades da Legislação Eleitoral - Instrutora: Roberta Maia Gresta
5) Tramitação de processos no TSE - Instrutor: Bruney Brum
6) Arrecadação, gastos de campanha e prestação de contas - Instrutor: Eron Pessoa
7) Segurança do Sistema Eletrônico de Votação - Instrutor: Júlio Valente
8) Desinformação no Processo Eleitoral - Instrutor: Vitor Monteiro
9) Ações Judiciais Eleitorais e procedimento - Instrutora: Lília Fernandes
10) Transparência e Estatística do TSE: Site de Estatística do TSE e DivulgaCand - Instrutores: Felipe Antoniazzi e Thais Almeida Nunes Martins
11) Transparência e Estatística do TSE: Portal de Dados Abertos TSE - Instrutor: Leonardo Ferreira
Redação redeGN
0 comentários