O vereador Dr. Salvador Carvalho (PCdoB) aproveitou o ensejo do Dia Internacional dos Povos Indígenas, neste dia 9 de agosto, para apresentar uma emenda inserindo o ensino de línguas originárias dos povos indígenas para estudantes do fundamental, no Projeto de Lei encaminhado pelo executivo criando a escola de línguas no âmbito municipal.
O projeto encaminhado pela prefeita Suzana Ramos propõe a criação, na estrutura organizacional da Secretaria de Educação, de uma escola de idiomas, ofertando a alunos de escolas públicas municipais cursos para ensino de “línguas estrangeiras modernas”.
"Neste dia 9 de agosto é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas e tive a honra de apresentar, na Câmara de Vereadores de Juazeiro, uma emenda ao projeto do executivo que cria a Escola de Línguas do município, propondo a inclusão da língua indígena no projeto. Neste dia dedicado a homenagear os povos indígenas, uma justa homenagem, reconhecendo e trabalhando para manter viva a cultura, como um alerta sobre direitos e reafirmando as garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas”, disse o vereador.
O vereador Dr. Salvador destacou que a ideia é “ofertar cursos de línguas de povos indígenas existentes em Juazeiro e região norte da Bahia, para estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental”, sugeriu.
O projeto que cria a escola de idiomas foi lido na sessão de abertura do semestre na Câmara de Juazeiro, nesta terça (9) e deverá ir à votação já nesta quarta (10): “O projeto do executivo é bom, vamos defender a aprovação, mas estamos sugerindo a inclusão do ensino também da língua indígena, já que temos aqui na região norte tribos indígenas que precisam ser reconhecidas e lembradas”, finalizou.
Ascom Dr. Salvador
0 comentários