Dando continuidade aos trabalhos de limpeza e preservação das margens do Rio São Francisco, a Prefeitura de Petrolina realizou, neste mês de julho, a retirada de mais uma grande quantidade de Baronesas da Orla I, na altura do ponto das barquinhas. Com a mudança de vazão do rio nas últimas semanas, as plantas aquáticas e alguns dejetos voltaram a se acumular na margem petrolinense do Velho Chico.
O trabalho, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), foi concluído na última semana. Foram utilizadas cordas, ferramentas manuais, uma retroescavadeira e quatro caçambas. Após a remoção e secagem do material recolhido, a equipe da Secretaria Executiva de Serviços Públicos encaminhou toda matéria orgânica até o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) para o devido processamento.
O secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, ressalta o compromisso da gestão municipal com a preservação do rio. "O trabalho de limpeza das margens do Rio São Francisco é, somente, uma parte da atuação contínua da Prefeitura de Petrolina no que diz respeito ao cuidado com o nosso maior patrimônio. Desde 2017, o município vem intensificando as ações de fiscalização e combate aos crimes ambientais", pontua.
Da Redação RedeGN
1 comentário
26 de Jul / 2022 às 10h29
A margem de petrolina é praticamente um esgoto a céu aberto, em vários pontos da cidade são jogados todos os tipos de dejetos ao longo da margem, são vários esgotos inclusive os de condomínios que poluem diariamente as aguas do lado pernambucano, as ações de limpeza foram significativas mais não o suficiente para acabar com os imensos esgotos que são despejados provocando um imenso dano ecológico.