As três pessoas que morreram após serem atropeladas por um caminhão desgovernado no distrito de Dom Quintino, zona rural do Crato, no Sul do Ceará, na noite desta sexta-feira (17), foram identificadas como Gildervania Correia de Araújo, conhecida como Maria, de 31 anos; Kléber Alves Taveira, de 30 anos; e Celso Algesio Ferreira, que não teve a idade informada.
Além dos três mortos, o acidente deixou outras pessoas feridas. Dom Quintino amanheceu neste sábado (18) com carros destruídos nas ruas, postes inclinados e casas com marcas do caminhão. Horas após o caso, o motorista do veículo foi ouvido na Delegacia Regional do Crato e liberado. Por conta da tragédia, a prefeitura cancelou a festa de abertura do aniversário da cidade.
Segundo a Delegacia Regional do Crato, o motorista não apresentava sinais de embriaguez. Ele prestou esclarecimentos na unidade policial e foi liberado. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), o motorista do caminhão, de 46 anos, se apresentou na delegacia, fez o teste de alcoolemia (bafômetro), que não apontou a presença de álcool no organismo do condutor. Um inquérito foi instaurado para a investigação.
Conforme Joaquim Pereira da Silva, marido de Gildervania, ela trabalhava em um restaurante e deixa um filho de 18 anos. "É dolorido para nós, ela era importante demais. Não sei como vamos viver sem ela", disse Joaquim.
De acordo com Thainah Alencar, parente de Celso, ele morava em Farias Brito, cidade vizinha, e estava voltando do trabalho quando passou pelo distrito e foi atropelado. "Foi uma pena muito grande. Ele estava voltando do trabalho como carpinteiro", disse a parente.
Ela, que é moradora do local da tragédia, afirma que estava em casa quando ouviu um estrondo. "Quando desci estava faltando energia e todo mundo correndo e gritando que tinha vítimas", relatou Thainah.
Já Kleber Alves Taveira, conhecido como Biu, trabalhava há 6 anos como entregador de uma loja atacadista. A empresa divulgou uma nota de pesar pela morte dele.
"Neste momento de dor, LJ Atacadista se solidariza com todos os familiares deste que foi um amigo tão querido, respeitado por todos e agradecemos por tantos anos de dedicação a nossa empresa".
O corpo de Kleber está sendo velado no Sítio Mundo Novo e será sepultado no cemitério São Caetano, no Distrito de Naraniú, em Várzea Alegre. Não há informações sobre os velórios das outras vítimas.
De acordo com a moradora Joana Darc Correia da Silva, esse não é o primeiro acidente grave que ocorre por conta do trânsito no distrito, que fica a 28 quilômetros de distância da sede, no trecho da CE-286 que liga o Cariri a Fortaleza.
"Em 21 de setembro de 2020 teve outro acidente grave lá em cima. Aqui passa muito caminhão sem freio e já era para ter esse desvio. Só assim melhora a situação da rua do comércio", falou Joana Darc.
Conforme a comerciante Lindalva Vieira Barros, o desvio do trânsito para uma via secundária já foi solicitado pelos moradores, mas ainda não foi implantado. "A gente já solicitou para fazer os desvio, mas muita gente não aceitava. É muito perigoso aqui. Uma vez 4 horas da manhã desceu um carro sem freio carregado de arroz", relatou a comerciante.
Lindalva, que tem um comércio na rua em que o acidente aconteceu, conseguiu correr ao ver o caminhão descendo a rua em alta velocidade.
"Ouvi a estraladeira e o caminhão carregando os veículos. Aí eu peguei corri lá para dentro e chamei minha sobrinha. Não vi mais nada, depois foi só a cena da barraca caída, a maior bagaceira na rua", falou a comerciante.
O prefeito do Crato, José Ailton Sousa Brasil, esteve no distrito de Dom Quintino prestando apoio as famílias e falou sobre a possibilidade de um desvio para evitar outros acidentes na região.
"Hoje a gente sabe que o trânsito cresceu muito, é um dos grandes desafio. A governador Isolda me ligou ontem prestando solidariedade, dizendo que estava ao lado para ajudar. Vou voltar esse tema com ela, discutir essa questão do desvio. Ela mostrou-se totalmente solícita para que a gente repensasse como fazer. Então, de repente, pode ser a solução mesmo", falou o prefeito do Crato.
O Samu informou, na manhã deste sábado (18), que três socorridos foram levados ao Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. Dois do sexo masculino (de 18 e 55 anos) e uma do sexo feminino (de 50 anos), foram atendidos conscientes, mas com lesões de potencial gravidade.
O Hospital Regional do Cariri disse que o homem de 18 anos passou por cirurgia de trauma e está em processo de recuperação. Já o outro homem, de 50 anos e a mulher de 55 anos, permanecem em observação, conscientes e orientados.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que cinco pessoas foram levadas a unidades hospitalares da região, tanto pelo Samu, quanto por meios particulares.
No local, a equipe da TV Verdes Mares presenciou outras pessoas feridas sendo socorridas por populares.
ACIDENTE: Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver pessoas em desespero tentando socorrer os feridos.
Conforme testemunhas, o motorista do caminhão perdeu o controle do veículo após uma falha nos freios e atingiu pessoas que estavam em uma calçada e na rua. Pelo menos seis carros foram arrastados e alguns ficaram completamente destruídos.
Os bombeiros afirmaram que foram acionados para o local por volta das 19h. Duas guarnições se direcionaram para o acidente, sendo uma do Crato e outra de Juazeiro do Norte.
Em postagem nas redes sociais, a governadora do Ceará, Izolda Cela, lamentou o acidente que deixou mortos e feridos.
"Nossas equipes dos Bombeiros, Samu e polícia foram acionados para o socorro imediato e apoio às vítimas. Minha solidariedade às famílias neste momento de imensa dor", publicou a governadora.
G1 Ceará
0 comentários