Na última quinta-feira (17), aconteceu em Juazeiro, no Norte da Bahia, o primeiro encontro do Programa LIDER Sertão do São Francisco em 2022, que reuniu representantes de vários segmentos dos municípios baianos de Juazeiro, Paulo Afonso, Sobradinho, Campo Alegre de Lourdes, Sento-Sé, Curaçá, Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Uauá e Canudos.
O evento, conduzido pela consultora Ana Célia Carvalhal, teve como pauta a análise do que foi realizado em 2021, o contrato de acompanhamento do grupo e os próximos passos para a estruturação da agência Sertão LIDER.
O gerente da regional Juazeiro, Carlos Cointeiro, diz estar otimista com os resultados alcançados pela equipe responsável pela implantação dos trabalhos da agenda na região. “O programa LIDER, em 2022, já está numa fase de materialização de tudo aquilo que foi planejado ao longo do ano passado e esse ano vai possibilitar que possamos formalizar a organização representativa dessas lideranças dos territórios, na ideia da formatação de uma agência de desenvolvimento”, afirmou.
Na concepção do programa, a criação de uma agência de desenvolvimento vai dar representatividade junto a instâncias e colegiados dos governos municipais, estaduais e federal, bem como as entidades de apoio, e realizar parcerias por meio de convênios ou participações de editais, a fim de captar recursos para a realização do planejamento, baseado numa agenda positiva, para que as demandas dos territórios possam ser colocadas em prática.
O programa
Criado e desenvolvido pelo Sebrae, o programa LIDER tem como objetivo promover a mobilização de lideranças para a criação, formulação e implantação de um processo de desenvolvimento regional e seus mecanismos de sustentação, congregando e integrando o poder público, a iniciativa privada e organizações do terceiro setor, fundado em paradigma e cultura empreendedoras. A iniciativa se estende por todo território nacional, produzindo estratégias e ações planejadas, conforme dados coletados pelo próprio programa.
Ascom Sebrae / foto: divulgação
0 comentários