Neste Dia do Ouvidor (16 de março), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina e o Hospital Dom Malan, unidades estaduais de saúde do sertão de Pernambuco, reforçam a importância da Ouvidoria para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
As Ouvidorias funcionam como instrumento de gestão participativa do SUS e canal legítimo de comunicação entre os cidadãos usuários do serviço público e equipe gestora das unidades assistenciais de saúde.
Elas existem porque são um direito constitucional e visam estimular a participação popular, reconhecendo direitos e coletando a opinião dos pacientes a respeito das ações e serviços ofertados.
Ou nas palavras da ouvidora do HDM, Margareth Stelitano: "É através da ouvidoria que o cidadão ganha voz ativa, seja através das suas críticas, denúncias ou sugestões, que por sua vez contribuem para o aprimoramento dos serviços".
Na UPAE e HDM estão presentes diariamente realizando questionários qualitativos; aferindo a satisfação dos usuários com relação a itens básicos, como limpeza, atendimento e acolhimento; atendendo à demanda espontânea presencial, via telefone, ou caixa de sugestões; tratando e dando a devolutiva de queixas, elogios e sugestões; bem como alimentando relatórios que traçam um panorama da instituição perante o seu público.
"A população precisa conhecer e utilizar melhor esse serviço. A Ouvidoria é parceira e mediadora da população. Atuamos como agente de mudança. Não julgamos ação ou pessoa, mas sim negociamos soluções que impactem positivamente para os usuários e a instituição. 100% das demandas que chegam são tratadas e respondidas. Ou seja, de fato funciona. É muito importante para os usuários poderem contar com este serviço", reforça a ouvidora da UPAE, Síngryd Lima.
Funcionamento De segunda a quinta, das 7 às 17h. Sexta-feira das 7 às 16h.
Contato UPAE - (87) 3866-9615
Hospital Dom Malan - (87) 3202-7037
Ascom UPAE/HDM/IMIP
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