A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) retoma, na próxima segunda-feira (21), os componentes curriculares presenciais previstos no calendário acadêmico do semestre letivo 2021.2 da graduação, que constam na Resolução nº 28/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), aprovada em novembro.
As atividades presenciais da graduação foram suspensas por três semanas, desde o início do semestre letivo (31 de janeiro), devido ao cenário da pandemia da covid-19, excetuando as práticas profissionais que estão sendo realizadas presencialmente desde períodos anteriores.
Estão previstos três formatos para os componentes curriculares: presencial com hibridização de atividades, exclusivamente presencial ou de forma remota, com a aprovação no Colegiado de Curso da proposta pedagógica prevista para o semestre 2021.2.
As atividades administrativas continuam orientadas pelas Resoluções nº 04/2021 e nº 06/2021 do Conselho Universitário (Consuni), com o mínimo de 50% da carga horária presencial e demais de forma remota.
Para a volta gradual da comunidade acadêmica à presencialidade (servidores e estudantes), a UFPE tem realizado uma série de ações ao longo da pandemia. Os espaços físicos de bibliotecas e recepções receberam instalação de barreiras de proteção em locais de atendimento ao público, como o Controle Acadêmico da Prograd e Central de Atendimento ao Servidor da Progepe. As clínicas de odontologia, no Campus Recife, também passaram por readequações para manter a segurança de docentes, estudantes, técnicos administrativos e pacientes em atendimento, com individualização de cabines.
Outras ações desenvolvidas pela Universidade são a produção e distribuição de álcool (produção própria com mais de 50 mil litros), a produção e distribuição de protetores faciais (com mais de 30 mil unidades entregues), a aquisição de equipamentos de proteção coletiva ou individual (com mais de 75 mil máscaras descartáveis distribuídas, além de aventais, luvas, recipientes para álcool, tapetes sanitizantes etc) e a realização de testes de covid-19 em servidores e estudantes sintomáticos.
Entre as recomendações para as unidades acadêmicas e administrativas constam a demarcação da lotação máxima nos espaços institucionais e reorganização de mobiliário, quando necessário, nos ambientes de trabalho e estudo. Placas informativas também alertam para medidas protetivas individuais e coletivas (uso da máscara, etiqueta respiratória, etiqueta para convivência social e higiene das mãos), conforme modelos presentes nas diretrizes institucionais para a retomada de atividades, que são disponibilizadas desde o ano de 2020.
Para acessar as dependências físicas da Universidade, nos campi Recife, Caruaru e Vitória e demais instalações e equipamentos institucionais, são obrigatórios o uso de máscara, que segue as determinações das autoridades governamentais em Pernambuco durante o período da pandemia, e a apresentação do comprovante de vacinação completa contra covid-19 – a obrigatoriedade do passaporte vacinal foi aprovada, no último dia 26 de janeiro, pelo Consuni. Competirá às unidades acadêmicas e administrativas a verificação/controle da documentação comprobatória do esquema vacinal em suas dependências.
A UFPE realizou levantamento da situação vacinal contra a Covid através de suas Pró-Reitorias. Dados apontam que 30.212 estudantes da graduação estão com esquema de vacinação completo e 354 que não estão imunizados. Em relação à pós-graduação, 5.888 estudantes informaram a imunização completa e 33 que não estão vacinados. Atualmente, os estudantes não imunizados serão notificados a respeito da obrigatoriedade da comprovação.
Ascom UFPE Foto Divullgação
0 comentários