Cuscuz é preparado com leite de castanha de caju, licuri e mel por Bela Gil pela campanha ‘Tenho Sede’

O cuscuz, prato tão apreciado pelos nordestinos e ícone da culinária regional, caiu nas graças de Bela Gil em uma receita especial pensada para ressaltar aspectos sustentáveis no preparo.

A culinarista, youtuber e apresentadora de TV apresentou, em seu canal no Youtube, Canal da Bela, uma receita de cuscuz preparado com ingredientes derivados da Agroecologia e feito com água de cisterna, uma das tecnologias sociais de convivência com o Semiárido.  

O preparo do cuscuz, com ingredientes do Semiárido, teve um motivo especial: divulgar o Programa Um Milhão de Cisternas, desenvolvido pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), e pedir apoio à campanha ‘Tenho Sede’, lançada em setembro de 2021 com o intuito de arrecadar recursos para construir um milhão de cisternas no Nordeste.

A receita contou com milho de cuscuz não transgênico da Paraíba, leite de castanha de caju com licuri e mel.  Todos os ingredientes utilizados foram cultivados por famílias agricultoras agroecológicas do Semiárido brasileiro. “Fico muito feliz de divulgar esse projeto e fazer com que ele continue porque ainda precisam ser construídas outras cisternas”, destaca Bela antes de iniciar o preparo do prato.

Durante a apresentação da receita, a chef contou com a presença de uma das vozes da campanha, a agricultora familiar Josefa de Albuquerque, conhecida como Dona Nena, da zona rural do município de Cumaru, no sertão pernambucano. Ela destaca as melhorias e impactos positivos que o uso da cisterna oferece para a segurança alimentar de sua família:  “Quando chove é muito bom porque, além de ter água na cisterna, nós plantamos um pé de coentro, uma fava, um jerimum. Dalí, tiramos para o consumo, para beber, para as plantinhas, para os animais”, explica.

Mulher de cabelos lisos com a metade superior presa usa óculos de armação preta e blusa de cor salmão sentada diante de uma mesa redonda com caneca e computador com uma adesivo de fundo preto e palavra AGROECOLOJA com a primeira parte em branco e LOJA em verde. Ao fundo, parede de azulejos de metrô brancos, cesta de palha com bananas, prateleira com garrafas de mel e cartaz da ASA

CISTERNAS: Ao todo 1,2 milhão de famílias foram beneficiadas com as cisternas construídas no Semiárido brasileiro dentro da meta estabelecida pela ASA em 1999. Deste total, mais de 80% das implementações foram de responsabilidade da rede. A iniciativa inspirou o Programa Cisternas, criado pelo Governo Federal, em 2003. A partir deste marco, a construção das cisternas se intensificou na região. Contudo, a  redução no volume de recursos para essas iniciativas tem retardado a chegada da tecnologia para mais de um milhão de famílias que ainda não têm acesso à água no Semiárido. 

A campanha ‘Tenho Sede’ segue mobilizando recursos para levar água ao Nordeste brasileiro. A iniciativa leva o nome da música composta pelos músicos Anastácia e Dominguinhos, que foi regravada e cantada por Gilberto Gil, com o intuito de chamar atenção para o problema da falta de acesso à água de consumo humano entre as famílias do Semiárido. 

No ar há quatro meses, a campanha já conta com doadores de todas as regiões do Brasil e segue agora para uma nova etapa que envolve as companhias de abastecimento e saneamento básico e integrantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste que vão oferecer a possibilidade de doação via conta de água. 

Serviço-Para doar e saber mais sobre a campanha acesse: tenhosede.org.br

Agencia Eco Nordeste