A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro, após duas embarcações registrarem surtos de coronavírus entre os viajantes.
Para Sérgio Zanetta, sanitarista e professor de Saúde Pública e epidemiologia do Centro Universitário São Camilo, a decisão já deveria ter sido tomada anteriormente pela Agência, pois os cruzeiros são “armadilhas para transmissão da Covid-19”.
“Tirando o convés, o navio é inteiramente refrigerado. É um único ar que circula e, portanto, se tiver uma pessoa contaminada a chance de disseminar o vírus é muito grande”, afirmou Zanetta, em entrevista à CNN sábado (1).
Segundo o professor, mesmo que seja solicitado o comprovante de vacinação e exames prévios, há algumas falhas possíveis, que fez com que os navios de cruzeiros virassem armadilhas.
“O problema é alguém autorizar a temporada de cruzeiros com o quadro epidemiológico que temos. Enquanto houver transmissão sustentada pela Covid, este tipo de evento não é recomendado”, afirmou.
“Realizar eventos em ambientes abertos ainda tem algum sentido, mas em ambientes confinados, como em um navio, é totalmente fora de propósito”, acrescentou o sanitarista.
Fonte: CNN Brasil
0 comentários