O senador Ciro Nogueira (PP-PI) aceitou oficialmente o convite do presidente Jair Bolsonaro e será o novo ministro da Casa Civil. Ciro confirmou a informação após se reunir com Bolsonaro no Palácio do Planalto. O próprio presidente já havia antecipado, na semana passada, que o senador iria para a Casa Civil.
"Acabo de aceitar o honroso convite para assumir a chefia da Casa Civil, feito pelo presidente. Peço a proteção de Deus para cumprir esse desafio da melhor forma que eu puder, com empenho e dedicação em busca do equilíbrio e dos avanços de que nosso país necessita", escreveu Nogueira em uma rede social.
Nogueira é presidente do PP e membro do grupo conhecido no Congresso como Centrão.
A ida dele para a Casa Civil é uma estratégia de Bolsonaro de se fortalecer politicamente. O presidente tenta estreitar seus laços com o grupo, fundamental para o governo ganhar votações no Congresso, e também busca melhorar a relação do governo com o Senado, onde a CPI da Covid tem gerado desgastes para o Palácio do Planalto.
A Casa Civil é um dos mais importantes ministérios da Esplanada e, além de auxiliar na articulação política junto ao Congresso, atua na coordenação de ações do governo com outras pastas.
O ministro da Casa Civil compõe, junto com o ministro da Economia, a Junta de Execução Orçamentária, responsável por definir questões do Orçamento como: remanejamento de verbas entre os ministérios, créditos suplementares e bloqueios e desbloqueios de verba.
CNN e g1 Foto Reprodução
2 comentários
27 de Jul / 2021 às 13h18
O novo ministro rsrs é réu no STF por organização criminosa, presidente do partido com mais investigados na lava jato PP, denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro, alvo de 3 ações por improbidade administrativa, acusado pelo MPF de receber R$ 7,3 milhões da Odebrecht, Ex-aliado de governos passados... Vá comendo a estória que eu jamais me sentarei com o centrão rsrs vergonha desses gados.
28 de Jul / 2021 às 08h34
Com a ida do Ciro Nogueira para a Casa Civil, o filho do bolsonaro, flavio bolsonaro, entra numa suplência, uma jogada meio esquisita, mas, enfim o coloca dentro da CPI das vacinas, como membro. A jogada, já que o Ciro Nogueira é crítico do governo bolsonaro, é colocar o filho, Flavio Bolsonaro, dentro da CPI das vacinas. Lá que poderá sair o impeachment de bolsonaro no envolvimento na compra das vacinas. Olha na foto acima as sombrancelhas de bolsonaro e nos dentes dos dois, que você verá a jogada.