Não é só de teoria e prática que vivem os residentes do Programa de Residência de Enfermagem em Obstetrícia do Hospital Dom Malan. Ao rodarem pelos setores, eles realizam atividades educativas e lúdicas que podem envolver tanto os profissionais quanto os pacientes.
No mês de junho, um grupo surpreendeu e foi além: realizou o ultrassom natural nas gestantes do Alto Risco. A repercussão foi tão positiva que as idealizadoras do projeto foram convidadas para participar das comemorações de um ano de fundação da Casa de Parto de Petrolina.
O ultrassom natural é um método que ficou conhecido na década de 1990, quando o filho mais velho da parteira mexicana Naolí Vinaver começou a desenhar o futuro irmão que crescia na barriga da mãe. Notando a ansiedade das famílias para também conhecer os seus bebês, a parteira decidiu adotar a prática e passou a fazer desenhos nas gestantes a sua volta. O desenho é feito a partir da identificação da posição e do tamanho da criança, de modo a torná-lo o mais real possível.
"É um trabalho lindo e muito sensível. No setor do Alto Risco do Hospital Dom Malan algumas mulheres ficam durante semanas e até meses tendo a sua gestação acompanhada pela equipe médica e multidisciplinar. Desse modo, algumas não conseguem fazer fotos desse período. Então, essa iniciativa representa muito para elas, inclusive no sentido de tornar a vivência da gestação mais prazerosa", revela a enfermeira gerente do setor, Jaqueline Santos.
A precursora da ação, desta vez, foi a R2 Jaine Geisa da Silva. "O interessante é que Jaíne começou a pintar para fazer o ultrassom natural e descobriu uma grande habilidade. O trabalho ficou lindo e a alegria das futuras mamães pode ser vista claramente nas fotos. Essa equipe do Dom Malan realmente nos orgulha, pois faz a diferença", ratifica.
A ação ultrapassou os muros do Dom Malan. "Na Casa de Parto a pintura foi feita no dia 01 de julho a convite da própria coordenação. Acredito que esse é o tipo de reconhecimento extra muro que o HDM e os seus profissionais merecem", defende Jaqueline.
Para Jaíne, a internação é um período que pede dos profissionais da saúde criatividade para proporcionar momentos de distração e alegria. "Foi com o objetivo de colorir e animar as tardes das pacientes do Alto Risco que tive a ideia de realizar o ultrassom natural. A experiência foi gratificante para ambas as partes. Ouvir das pacientes que nunca tinham sido fotografadas durante a gestação e tinham o desejo, me incentivou e me deixou imensamente feliz após o resultado. O meu sentimento hoje é de realização por poder atuar em um serviço SUS de qualidade, humanizado e que vê a mulher na sua integralidade", finaliza.
Além de Jaine, participaram da realização do ultrassom natural no HDM as residentes Joseline Nunes da Silva e Fernanda Coelho do Nascimento. Na Casa de Parto: Jade B. Souto e Francieli Aparecida de Oliveira.
Além de Jaine, participaram da realização do ultrassom natural no HDM as residentes Joseline Nunes da Silva e Fernanda Coelho do Nascimento. Na Casa de Parto: Jade B. Souto, Francieli Aparecida de Oliveira, Karla Samara da Silva e Valéria Lopes da Silva.
Ascom HDM
0 comentários