Comissão de Amamentação do Hospital Dom Malan reforça a importância da doação de leite humano

Neste Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19 de maio), a Comissão de Amamentação do Hospital Dom Malan reforça a importância da doação de leite humano. Em todo o Brasil, os órgãos e instituições ligados à Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) realizam, neste dia, ações de sensibilização e mobilização a favor desse gesto de amor que pode salvar vidas.

Este ano a campanha trouxe como tema "A pandemia trouxe mudanças. A sua doação traz esperança" e o HDM escolheu Jéssica Pereira da Silva para representá-la, pela sua bela história com a pequena Maria Luiza.

Jéssica contraiu a Covid-19 no último trimestre da gestação e teve que interromper a gravidez com apenas 29 semanas. Após o parto mãe e filha foram entubadas. Jéssica passou 18 dias em uma UTI, enquanto Maria Luiza também resistia bravamente na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo) do Hospital Dom Malan.

--------- MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---------
https://cafepingafogo.com.br/2022/


Hoje, após um 1 mês e 15 dias, as duas estão juntas na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Cangurú (UCINCa), esperando apenas a alta de Maria Luiza para os dois milagres serem completos. Para sobreviver, Maria Luiza contou com a ajuda do Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama), que forneceu e continua ofertando o leite que ela tanto precisa.

E é justamente para continuar salvando a vida de bebês como Maria Luiza que o Biama precisa tanto das mães doadoras. "O leite materno é algo que não se compra em farmácia ou pode ser produzido em laboratório. Nós contamos única e exclusivamente com a sensibilidade das mães para serem doadoras. Por isso, a gente passa o ano fazendo campanha", ressalta a coordenadora médica do Biama e presidente da Comissão de Amamentação, Flávia Helena Guimarães.

O leite materno é o único alimento que fornece nutrientes importantes para o desenvolvimento cerebral, combate às infecções respiratórias e as diarréias. O alimento é considerado, inclusive, a primeira vacina do bebê. Em geral, os recém-nascidos alimentados apenas com o leite materno tendem a se recuperar de doenças com mais facilidade.

Como se tornar uma doadora?

Para ser uma doadora do Biama é preciso estar gozando de uma boa saúde, ter leite de sobra e estar com os exames em dia. Não pode estar utilizando medicamentos incompatíveis com a amamentação, nem fazer o uso de álcool, cigarro e outras drogas. Existem alguns outros critérios, mas basicamente esse é o perfil.

As interessadas em contribuir com o banco de leite podem se dirigir ao Biama qualquer dia da semana (incluindo finais de semana e feriados), das 7 às 18h, ou ligar para o telefone (87) 3202-7002, pois a coleta também pode ser feita em casa.

A demanda do HDM nunca cai. O consumo diário é em torno de 1 a 2 litro e o Biama precisa de 50 a 60 litros por mês. Hoje o estoque é de 2,1L.
 

Ascom HDM/IMIP