No último sábado (06), integrantes da Associação Povos da Mata de Certificação Orgânica Participativa fizeram uma visita a Horta Orgânica Povo Unido em Juazeiro-BA, empreendimento atendido pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF) O encontro articulado pela coordenação do Cesol, teve como propósito apresentar o potencial de produção da horta urbana para os integrantes da associação.
Durante a visita a horta que já possui certificação orgânica, foi conversado a possibilidade de adesão ao processo de Certificação Orgânica Participativa, através da Rede de Agroecologia Povos da Mata.
“A parceria com a Associação Povos da Mata de Certificação Orgânica Participativa é muito positiva para os agricultores e agricultoras da Horta Povo Unido, pois além de agregar valor aos produtos facilitará, com a certificação, a comercialização nos espaços já existentes e nos circuitos da Rede de Agroecologia Povos da Mata”, explicou Aline Craveiro.
A Associação Povos da Mata de Certificação Orgânica Participativa consiste em uma articulação entre produtores da agricultura familiar, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas. O grupo realiza a certificação participativa de produtos orgânicos por meio do aval do Ministério da Agricultura (MAPA), e é um dos Organismos Participativos da Avaliação de Conformidades (OPACs), autenticada para emitir o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg).
A visita a Horta Comunitária Povo Unido aconteceu após a finalização de uma agenda de formações sobre certificação participativa no território Sertão do São Francisco, que aconteceu mediante convênio com o Pró-Semiárido, projeto do Governo do Estado implementado por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Ascom
0 comentários