Temperar a comida com ervas frescas é uma das vantagens de quem monta uma horta na varanda, quintal ou no jardim de casa. A atividade pode ser praticada em família, unindo hábitos alimentares saudáveis a práticas que estimulam a qualidade de vida.
Através de técnicas básicas de reaproveitamento de ervas e vegetais, a Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), mostra que é possível começar o cultivo de forma simples e acessível.
Uma forma de iniciar a produção de uma horta caseira é usando as sobras de vegetais. Basta pegar um recipiente, pode ser um balde ou vaso, e colocar a raiz do vegetal na terra. Caso não tenha terra em casa, a orientação é pegar o material de alguma área verde, como jardim, por exemplo. A escolha do local onde a horta irá ficar também é importante, pois as plantas precisam receber a luz do sol frequentemente. Entre os vegetais, a prática pode ser feita com alface, cebola, manjericão, cebolinha e alho.
"Plantar em casa pode ser o início da mudança para as pessoas adotarem hábitos mais saudáveis na alimentação e terem a satisfação de produzir seus próprios alimentos. Para quem tem criança em casa, também é importante envolvê-la em todo o processo, desde o plantio até a colheita do alimento. Isso serve para que ela entenda de qual local vem o alimento e qual o caminho percorrido até chegada à nossa mesa", pontuou Carolina Carvalho, analista ambiental da AMMA.
Em caso de dúvida, a população pode ir até a Agência Municipal do Meio Ambiente, que fica localizada na Rua Antônio Padilha, 55, Centro, ou ligar para o número (87) 3866-2779.
Ascom PMJ
0 comentários