Leilão de saneamento em Petrolina é suspenso por cautelar do TCE-PE

O leilão de água e esgoto no município de Petrolina, em Pernambuco, é alvo de uma medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado, que pede a suspensão do processo. A princípio, a concorrência ocorreria na segunda-feira (28).

O adiamento já era esperado. Desde que o edital foi lançado, no fim de agosto, houve questionamentos em relação ao processo. Primeiro, porque foi dado um prazo de apenas 30 dias para a entrega de propostas. Além disso, a prefeitura vive uma disputa judicial com a Compesa, a estatal de saneamento. Em 2012, a cidade rompeu seu contrato com a companhia, que continuou prestando o serviço de forma precária. Para analistas, isso gera uma grande insegurança jurídica, já que a
ação judicial entre cidade e Estado segue pendente.

Um dos grupos interessados na concorrência entrou com um pedido de suspensão do leilão no tribunal de contas do Estado, que acaba de atender ao pedido.

--------- MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---------
https://cafepingafogo.com.br/2022/


Além disso, fontes afirmam que há uma ação popular em curso contra a disputa. Durante o processo, houve diversas tentativas de impugnação: por parte da Compesa, da Aegea, da empresa Via Ambiental do Brasil e da Empresa Brasileira de Saneamento (EBS). Para analistas, haveria também a possibilidade de alguma dessas companhias entrar com um pedido de liminar na Justiça para impedir a realização da concorrência na segunda-feira.

Segundo fontes, a BRK também está interessada na disputa, mas não se manifestou no processo. A Iguá Saneamento aparece nos documentos com um pedido de
esclarecimento.

Procurada, a prefeitura de Petrolina ainda não se pronunciou. As informações são do Jornal Valor Econômico

Valor Econômico