Neste sábado (25) a TVE exibe o documentário "Bimi, Shu Ikaya", às 20h. A obra produzida por cineastas da etnia indígena Huni Kuin, também conhecidos como Kaxinawá, retrata o universo de Bimi, a primeira mulher indígena de seu povo a organizar sua própria aldeia, uma atividade até então exclusiva dos homens.
Os Kaxinawá habitam a fronteira brasileira-peruana na floresta amazônica, próximos ao estado do Acre, e tem os cantos xamânicos como sua expressão cultural e identitária.
A protagonista Bimi, em sua trajetória de vida, por sua personalidade forte e determinada, enfrentou uma série de dificuldades. Sobretudo devido a questões hierárquicas e tradicionais do povo Huni Kuin, uma sociedade essencialmente patriarcal, resultando na saída de sua terra indígena de origem, culminando na organização de uma nova aldeia, na qual desenvolve vários papéis, dentre eles, pajé de cura, detentora de saberes ancestrais do povo Huni Kuin. Os conhecimentos medicinais e da tecelagem são fortemente defendidos pela matriarca que toma para si esse papel essencial de chefe e guardiã de bens imateriais.
A obra foi realizada pelos cineastas Yube Hunikuin, Isaka Hunikuin e Gilson Huni Kuin e recebeu o prêmio de melhor filme pelo júri de Brasília da Mostra do Filme Livre, na categoria Territórios. O prêmio diz respeito às produções que tratam sobre questões relativas ao uso da terra, urbanidades e migrações. E poderá ser assistida também em www.tve.ba.gov.br/tveonline.
Acompanhe a TVE nas redes sociais:
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
instagram.com/tvebahia
SERVIÇO: Documentário "Bimi, Shu Ikaya",
Dia: sábado (25), às 20h
Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br/tveonline
0 comentários