População em situação de rua, em isolamento no Colégio Paulo VI, recebe atendimentos de saúde

A população em situação de rua que está em isolamento social no Colégio Paulo VI, como medida de prevenção ao Covid-19, recebeu nesta quinta-feira (18) a primeira consulta do atendimento médico especializado que será disponibilizado semanalmente no local.

Realizado por médicos residentes de Juazeiro, o intuito é oferecer serviço de saúde específico de acordo com a situação cada pessoa. O projeto de isolamento social é uma ação da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).

Durante as consultas foram realizadas avaliações clínicas e psicológicas, onde médicos puderam analisar a situação de saúde de cada paciente. De acordo com o superintendente de Atenção Básica do município, Gilberto Libório, esta ação reinicia atendimento antes realizado no Centro POP. “O objetivo é assistir o paciente, não apenas clinicamente, mas como um todo, de forma humana. Sendo assim, com essa avaliação, linhas específicas de cuidado para cada paciente poderão ser desenvolvidas”, explica.

--------- MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---------
https://cafepingafogo.com.br/2022/


Em quarentena há cerca de quatro meses, como medida de prevenção à Covid-19, a população abrigada no Colégio Paulo VI recebe cuidados de saúde desde o início do isolamento social. No entanto, segundo afirma o educador social do projeto, Elias Teixeira, esta será uma intensificação importante dessa assistência.  “Receber estes médicos é dar continuidade a uma linha social e humanizadora que temos seguido aqui no projeto. Sem dúvida, isso irá contribuir bastante para os cuidados com essa população”, comenta.

A secretária de Desenvolmento Social, Mulher e Diversidade do município, Margarida Benevides, também comentou sobre a ação. “Este é mais um reforço que a SEDES tem colocado em relação aos cuidados com a população vulnerável socialmente. Durante esses meses, a Prefeitura tem estado atenta e ativa nas ações voltadas para a amenização dos efeitos sociais causados pela pandemia”, ressalta.

Mayane Santos - Ascom PMJ