Em mais um gesto de aproximação do Palácio do Planalto com o Centrão, o presidente Jair Bolsonaro vai entregar o comando do Banco do Nordeste (BNB) para um nome indicado pelo Partido Liberal (PL), sigla liderada pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, condenado no mensalão.
No lugar do atual presidente, Romildo Rolim, assumirá Alexandre Borges Cabral, que presidiu a Casa da Moeda entre julho de 2016 e junho de 2019 por indicação de outra legenda do bloco, o PTB. Ele deve ser anunciado nesta segunda-feira.
A troca é vista como uma nova sinalização da disposição de Bolsonaro em sedimentar a aliança com os partidos do Centrão e construir uma base aliada no Congresso Nacional na tentativa de barrar eventual processo de impeachment. Por outro lado, a decisão contraria declaração do próprio presidente, que na quinta-feira admitiu a negociação de cargos em segundo e terceiro escalão para obter apoio político, mas negou existir qualquer tratativa para entrega de ministérios, bancos públicos ou empresas estatais.
“Em nenhum momento nós oferecemos ou eles pediram ministérios, estatais ou bancos oficiais”, disse Bolsonaro durante transmissão nas redes sociais.
O Banco do Nordeste é ativo político valioso devido à sua forte presença junto a empresas, produtores rurais e pequenos empreendedores na região – a única onde Bolsonaro perdeu as eleições de 2018. A instituição também participa em financiamentos à infraestrutura, incluindo expansão de aeroportos em capitais nordestinas concedidos à iniciativa privada. No ano passado, desembolsou R$ 42,16 bilhões em mais de 5,3 milhões de operações. O valor é 74,4% do total desembolsado em 2019 pelo BNDES, banco de desenvolvimento que opera em todo o Brasil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Jornal O Estado de S.Paulo
6 comentários
01 de Jun / 2020 às 17h51
Cadê os defensores de bolsonaro que pululam aqui no blog, nao tem nada pra dizer?cade o discurso anti corrupção ?nunca mais postaram textao sera que é o efeito da cloroquina?????
01 de Jun / 2020 às 19h03
carlão; esta reportagem esta no bocaonews, varelanoticias, correio24hrs, e todas as plataformas de noticias em todo o BRASIL ! SE LIGA CARA ! OU MELHOR bossomions
01 de Jun / 2020 às 19h23
Boa noite!!! Pra começar dizer ai ai amigo Carlão que o blog não está sendo tendencioso e sim mostrando pra todos os seus leitores o homem sem palavras que e o atual presidente da república, que todo aquele discurso na campanha era só conversa pra boi dormir. Afinal ele nunca me enganou desde de sempre sabia que a gestão dele seria um fiasco e o resultado está aí. Estamos perdidos porque não temos nenhuma referência de boa índole pra gerir nosso país!!!!
01 de Jun / 2020 às 20h22
Carlão monte um blog, parece ter uma inveja da zorra de quem trabalha.
02 de Jun / 2020 às 00h26
Que decepção para os eleitores de Bolsonaro essa aliança com o CENTRÃO. Olha só quem são: Valdemar Costa Neto e Roberto Jefferson, ambos condenados a sete anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro durante o governo do PT. Gilberto Kassab, acusado de receber para ele e para o PSD, 58 milhões da JBS. Ciro Nogueira, denunciado pela PGR ao STF por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Paulo Pereira da Silva, denunciado pela PGR por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Marcos Pereira, investigado pela Lava Jato sob acusação de ter recebido propina da Odebrecht e JBS.
02 de Jun / 2020 às 02h10
Bolsonaro trabalha pela queda da democracia e nunca escondeu isso”, disse o advogado, em participação no Boa Noite 247 (assista abaixo). “O Brasil tá em cima de uma bomba. Eu me espanto com a pesquisa que aponta que 52% dizem que o clima é tranquilo. Não há nenhuma tranquilidade. Não há nenhum outro país no mundo onde o presidente trabalha contra as medidas de combate à Covid-19”, criticou.