O procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitou, ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito para investigar as declarações do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, que descreveu supostos crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro.
O documento foi enviado na tarde desta sexta-feira (24), ao Supremo, após Moro afirmar que Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal para acessar inquéritos sigilosos que correm na corporação. Além disso, de acordo com Moro, o presidente teme inquéritos que correm na suprema corte.
O inquérito deve avaliar ainda se Moro fez acusações falsas. De acordo com a Procuradoria Geral da República, as diligências devem apurar a suposta prática dos crimes de falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução de justiça, corrupção passiva privilegiada, denunciação caluniosa e crime contra a honra. “A dimensão dos episódios narrados revela a declaração de Ministro de Estado de atos que revelariam a prática de ilícitos, imputando a sua prática ao Presidente da República, o que, de outra sorte, poderia caracterizar igualmente o crime de denunciação caluniosa”, aponta o procurador-geral.
Sergio Moro deve ser ouvido pelo Supremo e apresentar documentos para comprovar as declarações. Após esse processo, Aras decide se oferece ou não denúncia contra o presidente e demais envolvidos.
Correio Braziliense
5 comentários
24 de Apr / 2020 às 17h57
Conversa. Não tem prova de nada, Só especulação. Querem lascar com Moro, mas vão se dar mal.
24 de Apr / 2020 às 18h07
E PODE FICAR PIOR: Se publicarem aqui algum artigo do PT - Professor Tornozeleira. Deus nos livre.
24 de Apr / 2020 às 19h39
Crimes em série, cometidos e confessados por Moro , ao pedir pensão para família como condição para aceitar o cargo de ministro e por prevaricação ao não tomar providências diante dos crimes de Bolsonaro de falsidade ideológica, ter falsificado assinatura do ministro da justiça, ter praticado advocacia administrativa e crime de responsabilidade, tentativa de obter relatos dos resultados das investigações dos delegados da Polícia Federal.. ESCÂNDALO SEM PRECEDENTES. DOIS CRIMINOSOS ABJETOS.Cadeia para Moro e para Bolsonaro, dois criminosos! #ForaBolsonaro #ForaMoro #impeachmentbolsonaro #Cad
24 de Apr / 2020 às 19h39
BOLSONARO GEDEU MORO ENGANOU O BRASIL
24 de Apr / 2020 às 19h40
BOLSONARO PIOR QUE COLLOR. DEUS ME LIVRA DO MAU B...