A ex-Presidente do Brasil Dilma Rousseff pediu neste domingo (29) o apoio dos partidos políticos, sindicatos e sociedade civil espanhola para conseguir a libertação do ex-Presidente Lula da Silva e acusou o atual Governo de manipular a verdade. "Lula é inocente... Nesta democracia, a primeira vítima é a verdade", afirmou Dilma Rousseff durante a sua participação nas comemorações do 130.º aniversário da UGT em Madrid, onde protagonizou uma demonstração de apoio a Lula da Silva.
Dilma Rousseff agradeceu o apoio da UGT - União Geral dos Trabalhadores e do seu secretário-geral, Pepe Álvarez, que tem agendada uma visita, em 10 de outubro, a Lula da Silva, na prisão. A antiga Presidente brasileira reiterou que o Presidente Jair Bolsonaro participou num golpe de Estado disfarçado, face a um possível retorno de Lula da Silva ao poder, apesar de "não ter havido tanques nas ruas".
O golpe de Estado de Bolsonaro foi feito com ataques "progressivos à democracia, ao sistema judicial e ao sistema parlamentar", defendeu. "Estamos perante um padrão diferente de golpe de Estado, com outra forma e outra ação", disse, alertando para que o Brasil está a presenciar o emergir do neofascismo e da agenda neoliberal.
Rousseff acusou também o atual Governo de não proteger os direitos dos trabalhadores e de se dedicar a fazer reformas laborais "duras" e "a desnacionalizar" as empresas públicas.
Segundo Dilma Rousseff, Bolsonaro quer vender a Petrobras, empresa que, na sua opinião, é "a joia da coroa do Brasil", já que conseguiu produzir tecnologia própria para extrair petróleo de alta qualidade, sublinhando que isso aconteceu durante o seu mandato e o de Lula da Silva.
Rousseff também acusou Bolsonaro de "destruir deliberadamente" a Amazónia para "vender madeira" e lembrou que "o Brasil sem a Amazónia não é o Brasil".
A vice-primeira-ministra espanhola, Carmen Calvo, que encerrou as jornadas de aniversário da UGT, admitiu que o Governo de Madrid está "preocupado com o progresso dos discursos da extrema direita em todos os países do mundo e também no Brasil". Carmen Calvo desejou à antiga Presidente do Brasil "muita sorte e muito ânimo para o trabalho que faz no seu país".
Estadão Conteúdo
12 comentários
30 de Sep / 2019 às 10h52
INFANTILIDADE DE UMA PRESIDENTE. QUER COLOCAR MINHOCA NA CABEÇA DO POVO. O BRASIL É UM PAÍS QUE TEM SOBERANIA NACIONAL. NÃO VAI SER NENHUM PAÍS DO ESTRANGEIRO QUE VAI LIBERAR LULA. SE ISSO FOR TENTADO, O " MELHOR PARA O BRASIL" É NOVAMENTE OS MILITARES TOMAR CONTA DESTITUIR O STF E O CONGRESSO NACIONAL. COMEÇAR TUDO DE NOVO. COLOCANDO HOMENS SÉRIOS E HONESTOS.
30 de Sep / 2019 às 11h12
Era melhor pedir apoio a Cuba Venezuela Bolívia .
30 de Sep / 2019 às 11h27
Muita cara de pau.. no governo dessa cidadã e o presidiário que a Petrobrás quase faliu...
30 de Sep / 2019 às 11h34
Sai daí, vai procurar um trampo sua parasita. Pior presidente da história do país, a Lava Jato vai te pegar, se cuida...
30 de Sep / 2019 às 14h59
Isso me dar nojo, AFFF .. tenho vômitos qdo leitor lê uma matéria dessa
30 de Sep / 2019 às 18h28
LIVRE,SO SE TRABALHAR E USAR TORNOZELEIRA COMO QUALQUER OUTRO CRIMINOSO COMUM
30 de Sep / 2019 às 19h11
Essa é do mesmo nível do que alguns que comentam aqui kkkkkk
30 de Sep / 2019 às 19h12
Essa não trabalha. Vive do rendimento do dinheiro da propina.
30 de Sep / 2019 às 21h10
Neguinho está comendo o pão que Bolsonaro e o Temer amassou. Infelizmente, nós fomos arrastados juntos por esses malditos golpistas, juntos nesse cabaré que o Brasil se transformou. Lula livre!
01 de Oct / 2019 às 08h55
Parabéns Dilma pela coragem de divulgar o golpe fascista que ocorre no Brasil. O país vive um dos piores momentos da sua democracia. Desemprego e violência em alta. economia em baixa, educação e saúde em estado de calamidade. Um governante despreparado, psicopata, ignorante, misógino, que está levando a nação para a beira do abismo. O Brasil precisa levantar a bandeira da liberdade e do progresso. Afastar do poder um militar miliciano, um ex-juiz criminoso e banqueiro que de economia não entende nada. #LulaLivre.
01 de Oct / 2019 às 09h33
Alô Fernando, Quim, Erry, Taciano e demais bolsominons: "A política econômica do golpe de Estado contra Dilma Rousseff, a destruição provocada pela Lava Jato e a política de terra arrasada de Paulo Guedes e Jair Bolsonaro estão conseguindo um impressionante recorde negativo: o Brasil prepara-se para deixar o grupo dos 10 maiores países industriais do mundo." Cala-te boca!
01 de Oct / 2019 às 11h42
TOCADOR-CONTA OUTRA PIADA,POIS ESTA JA PERDEU A GRAÇA FAZ TEMPO.ACORDA PRA VIDA AMIGO,SABE NADA INOCENTE,O CHEFÃO DE VOCES ESTA PRESO,E NÃO QUER SAIR E VOCES AÍ SE FAZENDO DE BABACA COM O LULALIVRE, SAI DESTA IDEIA FIXA DE GOLPE CONTRA DILMA INCOMPETENTE QUE CRIOU 14 MILHÕES DE DESEMPREGOS,POIS O VERDADEIRO GOLPE FOI VOCES QUEM DERAM,UMA FACADA COVARDE NO CAPITÃO.DA PENA VER ESTA RETÓRICA VAZIA DE QUEM FOI ROBOTIZADO PELO PT,O CAPITÃO ESTA REDUZINDO O DESEMPREGO,A ECONOMIA DO PAIS COMEÇA A SE RECUPERAR,ESTA SALVANDO O BRASIL DAS DESGRAÇAS QUE VOCES CAUSARAM.DOR DE COTOVELO É COMPLICADO VIU ?