Nesta terça e quarta-feira (24 e 25, respectivamente), o Programa de Gestão em Alfabetização e o SAEB (Sistema de Avaliação de Educação Básica), da Secretaria da Educação e Juventude, reuniram coordenadores pedagógicos e o professores, na Escola de Formação de Educadores de Juazeiro – EFEJ, sendo esta mais uma formação continuada da Rede Municipal de Ensino realizada no mês de setembro.
Os professores do 5º e 9º anos (Português e Matemática) participaram da Formação Saeb, que tem o objetivo de prepará-los para melhorar a aprendizagem dos alunos e atingir resultados positivos, a exemplo da meta de 6.0 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de qualidade da Educação brasileira.
“Participo de todas as formações do SAEB e tem sido muito importante para atualizar os nossos conhecimentos, tirar dúvidas, trocar experiências com os colegas e fortalecer as relações com as pessoas que fazem a Educação de Juazeiro”, avaliou o professor Alcides da Cunha da Escola Municipal Graciosa Xavier, no Distrito de Carnaíba.
Também aconteceu o 3º encontro formativo do Programa Gestão da Alfabetização, com os coordenadores pedagógicos do ciclo de alfabetização do município. “No início da formação os coordenadores foram acolhidos com a entrega de uma receita e do medicamento AMORPRA SI que simboliza a necessidade do autocuidado e do amor próprio. Trabalhamos os temas do letramento corporal e científico, que possibilitam aprendizagens de conceitos das ciências naturais, oportunizam o processo de alfabetização de maneira prazerosa e significativa com os registros das vivências através dos gêneros textuais e as práticas de leitura e escrita, que ganham mais possibilidades e dinamismo numa perspectiva interdisciplinar”, explicou a coordenadora de Alfabetização da SEDUC, Jeane Chaves.
A secretária de Educação e Juventude, Lucinete Alves, também acompanhou as formações. A SEDUC tem investido nos últimos 10 anos na formação continuada dos educadores da rede, contribuindo para que os profissionais se qualifiquem ainda mais, e o resultado dessas qualificações são os avanços significativos na aprendizagem dos nossos alunos. Quero parabenizar e agradecer às formadoras da SEDUC e à equipe da EFEJ que sempre acolhe os educadores”, concluiu.
Emanuelle Lustosa/SEDUC
0 comentários