Através de audio enviado a este Blog Geraldo José, a redação foi informada que o paciente André Ricardo dos Santos, de 13 anos que precisou de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro (BA), mas por falta de profissionais não teria conseguido ser avaliado por um médico neurologista morreu na manhã desta quarta 18.
Segundo a família de André Ricardo, o adolescenteu precisava ser transferido ao Hospital Dom Malan/IMIP em Petrolina, mas isso somente aconteceu às 18h de ontem (17). Segundo denúncias da família no Hospital Dom Malan, o paciente precisou ser avaliado por um neurologista, que não estava presente na unidade. De acordo com a familia, a criança morreu por volta de 9h30, sem ter passado pela avaliação do médico.
Confira Nota SESAU esclarece questionamentos sobre atendimento a menor na UPA
A Secretaria da Saúde de Juazeiro/SESAU esclarece que, segundo o Boletim Médico, o menor de 13 anos chegou à Unidade de Pronto Atendimento/UPA do município à 1h43 do dia 17 de setembro e foi prontamente atendido pela equipe de plantão. Classificado como prioridade ‘vermelho’, recebeu toda a assistência necessária e foi encaminhado pela médica plantonista para atendimento em serviço de alta complexidade no Hospital Universitário, em Petrolina. Houve retorno do paciente à UPA em Juazeiro, local de origem do atendimento, com vistas a encaminhamento para o Hospital Dom Malan, em Petrolina.
A Sesau esclarece que presta toda a assistência necessária e preconizada conforme os protocolos médicos.
A assessoria do Hospital Dom Malan Petrolina declarou que o paciente “recebeu, de imediato, toda assistência necessária” e já chegou à unidade com suspeita de morte encefálica”. O garoto morreu na manhã de hoje (18), em decorrência de “uma parada cardiorrespiratória”. O Hospital "se solidarizou com a família de André e se colocou à disposição para quaisquer dúvidas sobre o atendimento".
Confira a nota na integra do Hospital Dom Malan Petrolina:
O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina informa que o paciente em questão deu entrada no HDM apenas na noite desta terça-feira (17) e que recebeu, de imediato, toda a assistência necessária.
André Ricardo dos Santos tinha passado por outros serviços anteriormente e já chegou com suspeita interrogada de Morte Encefálica (devido à hemorragia de tronco) e instabilidade hemodinâmica. Hoje pela manhã sofreu uma parada cardiorrespiratória e, infelizmente, veio a óbito.
Todos se engajaram em prestar a melhor assistência possível a André e, inclusive, foi da direção do Dom Malan todo o esforço para conseguir uma vaga na UTI do serviço.
Os profissionais e direção, neste momento, solidarizam-se com a família e se colocam à disposição para eventuais dúvidas e orientações.
Redação Blog Foto: Ilustrativa
12 comentários
18 de Sep / 2019 às 16h33
É um empurra empurra, a culpa é sua, não é sua! E qdo reclamamos somos taxados de politiqueiros e da turma do qto pior mellhor, a secretária de saúde Juazeiro, só vem como embromação, não resolve nada, te dou uma dica, se não consegue melhorar o atendimento mesmo q não seja por sua culpa e sim de verbas etc... Saía fora, eu não ficaria na frente de um desserviço onde não vislumbrasse chances de melhoras, enquanto isso nos lascamos, fui hj na Upa e disseram q lá só urgência e emergência, fui no regional e tá de greve, passei no posto do bairro e não tinha médico, valeu Bonfim!
18 de Sep / 2019 às 16h39
SEM COMENTÁRIOS!!!!
18 de Sep / 2019 às 18h09
essa é a saúde "de coalidade' que o comercial da tv norte e da tv grio não mostram
18 de Sep / 2019 às 18h18
Blog tá certo. Bolsonaro acabou mais médicos. Acabou com a educação. Acabou com Ministério do Trabalho.
18 de Sep / 2019 às 18h46
Se todo paciente que chega passando mal na UPA de Juazeiro, tem que ser encaminhado para Petrolina, melhor fechar essa porcaria. O lindo de tudo, é que os incompetentes sempre tem uma desculpa.
18 de Sep / 2019 às 20h30
Interessante secretária e Dom Malan tentando se justifica q foi culpado ou não familiares estão chorando pela morte do garoto até quando a população de juazeiro têm q suporta isso cadê ministério público.
18 de Sep / 2019 às 21h09
Infelizmente nossa cidade tá um caos à muito tempo,a culpa agora é do governo mor? Não, mortes como essa ocorre a vários anos, irresponsabilidades de hospitais e má administração do dinheiro público tem décadas que não sabemos onde é aplicado. Saúde e educação são duas verbas federais que o governo nunca deixa de enviar más as mãozinhas nervosas não aplicam como se deve. Aí ó , mais uma criança que se vai por decorrência da cobiça de muitos. Todos culpados: hospital, UPA, apoio geral. Se chegar em um desses gerenciadores da saúde e valer seus direitos,morte certa só vale quem tem dinheiro
18 de Sep / 2019 às 23h26
Cadê a VEREADORA NEGUINHA DA SANTA CASA, se calou por que? Há esqueci que isso ela não enxerga! ou vai dizer que está tudo normal. Enquanto isso continua morrendo pessoas tanto crianças como adultos. ACORDA VEREADORA DEIXA DE SER BABONA DO PIOR PREFEITO DA HISTÓRIA DE JUAZEIRO.ISSO MESMO PAULO BONFIM O PIOR PREFEITO DA HISTÓRIA DE JUAZEIRO. COM FÉ EM DEUS ELE PERDE EM 2020.#FORA PAULO BONFIM. TAÍ EU NÃO VOU VOTAR MAIS EM PAULO BONFIM, JUAZEIRO NÃO MERECE ISSO NÃO, VC TEM, VC TEM, VC TEM QUE RESPEITAR O CIDADÃO. #FORA PAULO BONFIM
19 de Sep / 2019 às 00h44
E daí pra pior e tem alguns vereadores que elogia upa sai por aí dizendo que o atendimento está bom só Deus por nós mesmo
19 de Sep / 2019 às 12h26
Geraldo bom dia! Há muito que a população vem alertando sobre o caos que esta saúde em juazeiro, e exaustivamente temos alertado o chefe do poder executivo que simplesmente figer desconhecer a situação, nos moradores de Juazeiro gostaríamos que o ministério publico tomasse as rédeas de nossa cidade, pois esse não é e nem vai ser o primeiro caso de morte de crianças em Juazeiro por conta do abandono que a saúde de juazeiro se encontra.
19 de Sep / 2019 às 12h34
Mais uma ao lado do supermercado Assai tem dois otdor. Falando sobre verbas destinadas a saúde de Juazeiro esse ano se não me engano em um dos otdor fala-se sobre a cifra de'R$5.000.600.00' no outro otdor são mais R$outros milhões, ei Paulo Bomfim cadê esse dinheiro da saúde, tá onde foi pra onde?
19 de Sep / 2019 às 13h21
Isso mesmo"VERDADEIRO" ,a Neguinha da Santa casa parece que nem já foi da área de saúde, também babá ovo como é. Acordem povo, nenhum vereador merece nosso voto. Cada cidade merece o governo que tem, ninguém ganhou por milagre. Hoje Juazeiro é uma vergonha p Bahia pois a bancada de vereadores é ... com favores e bônus,se muito tiver são duas excessões. Mais mortes irresponsáveis virão.