Nesta sexta-feira (16), em coletiva com a imprensa de Juazeiro e Petrolina, o Bispo da Diocese de Juazeiro, Carlos Alberto Breis Pereira – Dom Beto, e a secretária de Educação e Juventude Lucinete Alves apresentaram o Projeto Valores Humanos e Cultura de Paz - uma parceria entre a Diocese, SEDUC e outras Instituições.
De acordo com o Bispo o objetivo do projeto é promover a cultura de paz em todos os segmentos sociais do município, conscientizando-os da necessidade de respeito entre todos, bem como da aplicação dos direitos e deveres de cada um, favorecendo a formação de seres humanos mais conscientes, participativos e responsáveis no convívio social.
“No primeiro semestre deste ano procuramos a SEDUC, a secretaria de Educação do Estado e algumas escolas particulares para construírem conosco este projeto, e ficamos muito felizes com a receptividade, a adesão e o empenho de todos na construção deste projeto. A ideia não é somente fazer a Caminhada da Paz, que já acontece há mais de 10 anos, mas um projeto que envolvesse todas as escolas do município, instituições religiosas, grupos e a comunidade em geral para promoverem a cultura de paz na nossa cidade, que passa pela tolerância, respeito e o cuidado pelo outro”, explicou Dom Beto.
A secretária Lucinete explicou que foi planejado um cronograma de atividades, que serão desenvolvidas nas escolas, nos grupos, instituições no período de agosto a novembro em todo o município, culminando com a Grande Caminhada pela Paz, no dia 22 de novembro.
“Uma maneira eficiente de conseguirmos fomentar a cultura de paz, resgatando os valores humanos que precisamos diariamente para viver bem, é trabalhar dentro das escolas e em outros grupos de convivência o fortalecimento dessa cultura. A equipe da SEDUC abraçou imediatamente o projeto quando o Bispo nos convidou, seguindo uma das diretrizes do prefeito Paulo Bomfim, que trabalha incansavelmente cuidando das pessoas. Estamos muito felizes em poder construir e desenvolver este projeto em parceria com a Diocese”, ressaltou.
O Projeto Valores Humanos e Cultura de Paz será lançado para a população, no dia 22 de agosto, no auditório da SEDUC, no Centro da cidade.
Emanuelle Lustosa/SEDUC
1 comentário
17 de Aug / 2019 às 11h48
Já não era sem tempo de acontecer, por esta ter passagem obrigatória por todos os caminhos da boa convivência, não deixando de citar o cultivo de valores, que no momento encontra-se em baixa. Com o apogeu do hedonismo, que tem nos prazeres o fim da vida, os indíviduos passaram a enxergar só a si mesmo, na condição de terem os seus prazeres satisfeitos, e como o saco é profundo fica difícil preenche-lo.