A importância da produção e comercialização de alimentos orgânicos, especialmente frutas e verduras, é tema de uma capacitação sobre certificação orgânica que começou na terça-feira na no auditório do Colégio Jorge khoury em Sobradinho. O encontro voltado para auditores e produtores rurais, é uma promoção da Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), em parceria com o Governo da Bahia, por meio da Coordenação de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Sebrae e a Sono Brasil, empresa de exportação de frutas e parceira comercial da Cooperativa.
O Instituto Biodinâmico (IBD), entidade que atua no ramo da certificação no Brasil e em diversos países, está ministrando a formação e apresentando todo um panorama acerca das normas, critérios e legislação relacionada à certificação orgânica. A Zootecnista da entidade, Carolina Manço, destacou o crescimento do mercado de orgânicos que por sinal, movimenta mais 90 bilhões de dólares em todo o mundo. Carolina também destacou a importância do selo orgânico nas unidades de produção e nas frutas cultivadas pelos produtos que, com selo, alcançam diferentes mercados e consumidores que preferem esse tipo de produto livre de venenos e agrotóxicos.
O presidente da Cooperparaíso, Josivan Santos, disse que esta capacitação significa um importante passo na qualificação tanto dos produtores como da matéria prima que será fornecida para a agroindústria que a Cooperativa gerencia na perspectiva de promover um processo de exportação que atenda as expectativas do mercado e gere mais oportunidades para os mais de 200 produtores familiares que já começaram seus plantios, principalmente de acerola, em diversas áreas rurais de Sobradinho.
Por Raimundo Fábio
0 comentários