Para chamar a atenção e informar sobre autismo em crianças e adolescentes, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) de Petrolina, vinculado à prefeitura, preparou uma semana especial sobre o assunto, tendo em vista que no dia 2 de abril, se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Durante a segunda-feira 1º de abril, profissionais da Associação de amigos do autista do Vale do São Francisco (AAMAVASF) fizeram uma roda de conversa, que discutiu aspectos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), esclarecendo sobre o diagnóstico, os sintomas que podem ser indicativos do distúrbio e o acompanhamento que deve ser feito com os pacientes.
Já nesta terça-feira (2), o equipamento de saúde mental promoveu dinâmicas com os usuários para levar reflexão sobre o respeito às diferenças. Até sexta-feira (5), serão realizadas atividades como exibição de vídeos "Explicando o Autismo", além de palestras, rodas de conversas e, para os pais, dicas de estratégias para convivência e cuidado com crianças autistas.
“Discutir o assunto, esclarecer, trazer novas informações é a melhor forma de conseguir orientar e acolher, de modo que os pais fortaleçam a compreensão sobre o TEA, por isso o momento é de muita importância, inclusive pela redução do estigma e preconceito que envolve os autistas”, destaca a coordenadora do CAPSi, Maria do Carmo Roriz.
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários