Visando ressaltar a importância da conscientização dos direitos humanos e da inclusão da pessoa com autismo, a APAE Sobradinho, em parceria com a gestão municipal, através do CRAS, celebrou nesta segunda-feira (2) o "Dia Mundial da Conscientização do Autismo". O psicólogo André Lopes Maturano Barbosa ministrou palestra com tema: "Conhecendo o Autismo: Celebrando o Dia Mundial da Conscientização do Autismo". A atividade envolveu educadores, pais e alunos autistas assistidos pela entidade social e representantes de entidades parceiras.
"É muito importante participar das ações promovidas pela APAE, por nos oportunizar esta troca de conhecimento e de informações. Temos muitos pais que tem seus filhos assistidos por esta entidade, e muitos deles têm dúvidas de como lidar com o autismo. Esta data é uma oportunidade de troca de experiências e reflexões de como lidar com este transtorno que afeta muitas pessoas em nosso país", explicou o psicólogo. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sobradinho, conta com total apoio da gestão municipal, parceira da instituição que atende cerca de 80 pessoas com deficiência intelectual, como Síndrome de Down, TEA, Paralisia Cerebral e a 10 autistas, com idade entre 8 a 20 anos.
O "Dia Mundial da Conscientização do Autismo" foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar a sociedade e governantes sobre este transtorno, ajudando a derrubar preconceitos e criar políticas públicas de inclusão das pessoas com autismo. A dona de casa Maria das Graças de Macedo, mãe de uma menina autista de 10 anos, falou sobre a ação.
"Gostei muito das informações que foram compartilhadas aqui, este é um passo importante para que este conhecimento chegue a mais pessoas. Este problema não deve ficar escondido dentro de casa como uma doença. O certo é buscar ajuda e informações de como lidar com a criança autista para oferecermos uma melhor qualidade de vida a mesma," declarou a mãe.
O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.
Ascom PMS
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