A Força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta quinta-feira (21), Michel Temer, ex-presidente da República. Os agentes também cumpriram um mandado contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia. Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio. Desde quarta-feira (20), a Polícia Federal (PF) tentava rastrear e confirmar a localização de Temer, sem ter sucesso. Por isso, a operação prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta-feira atrasou.
O G1 ligou para a defesa de Temer, mas até as 11h25 os advogados não haviam atendido a ligação. Ainda não está claro a qual processo se referem os mandados contra Temer e Moreira Franco. O ex-presidente Michel Temer responde a dez inquéritos. Cinco deles tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF), pois foram abertos à época em que o emedebista era presidente da República e foram encaminhados à primeira instância depois que ele deixou o cargo. Os outros cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2019, quando Temer já não tinha mais foro privilegiado. Por isso, assim que deu a autorização, o ministro enviou os inquéritos para a primeira instância.
Entre outras investigações, Temer é um dos alvos da Lava Jato do Rio. O caso, que está com o juiz Marcelo Bretas, trata das denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix. O empresário disse à Polícia Federal que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do presidente Michel Temer. A Engevix fechou um contrato em um projeto da usina de Angra 3.
Michel Temer (MDB) foi o 37º presidente da República do Brasil. Ele assumiu o cargo em 31 de agosto de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff, e ficou até o final do mandato, encerrado em dezembro do ano passado.
Eleito vice-presidente na chapa de Dilma duas vezes consecutivas, Temer chegou a ser o coordenador político da presidente, mas os dois se distanciaram logo no começo do segundo mandato.
Formado em direito, Temer começou a carreira pública nos anos 1960, quando assumiu cargos no governo estadual de São Paulo. Ao final da ditadura, na década de 1980, foi deputado constituinte e, alguns anos depois, foi eleito deputado federal quatro vezes seguidas. Chegou a ser presidente do PMDB por 15 anos.
Fonte: G1
17 comentários
21 de Mar / 2019 às 12h26
Por isso é que eu amo Jair Messias Bolsonaro, nosso presidente! Voto nele quantos vezes for necessário! Um homem militar, super bem preparado que está levando nosso amado Brasil ao progresso. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos! Dou a vida pelo o meu Presidente e para acabar com a PTralhada. Estamos juntos, força nosso herói
21 de Mar / 2019 às 12h49
A PETRALHADA pira. Vice do PT kkkkk mais um da quadrilha comunista.
21 de Mar / 2019 às 12h57
Cachorro.Temir igual a. Cao. Bosonaro piorando a vida dos brasileiros
21 de Mar / 2019 às 13h02
PEGOU TÃO MAL OS R$ 2.500.000.000,00 PARA FUNDAÇÃO LAVA-JATO para delagnol e Moru.(para eleição de Moru??) que se obrigaram a prender o Michel para dar uma limpada na barra
21 de Mar / 2019 às 13h03
Michel Temer, o “vice-escolhido” pelo PT e parte deste capítulo tenebroso da História do Brasil, foi preso pela Polícia Federal. Como fica agora a narrativa petista que falava em golpe? Agora a nova FRASE DE EFEITO é essa: “TEMER ESTÁ PRESO, BABACA!” OBS: A Dilma é a próxima, aguardem...
21 de Mar / 2019 às 13h05
Minha opinião... Prisão de Temer é cortina de fumaça p/ os escândalos da família Bozo e Dois bilhões e meio que Dalagnol queria.
21 de Mar / 2019 às 13h06
Minha opinião... Prisão de Temer é cortina de fumaça p/ os escândalos da família Bozonaro e Dois bilhões e meio que Dalagnol queria.
21 de Mar / 2019 às 13h07
Minha opinião... Prisão de Temer é cortina de fumaça p/ os escândalos da família Bozonaro e Dois bilhões e meio que Dalagnol queria.
21 de Mar / 2019 às 13h08
Prender o Michel TEMER é fácil quero ver PF fazer o Queiróz ir depor.
21 de Mar / 2019 às 13h26
Tem um ESTELIONATÁRIO usando meu nome nos comentários. Sobre a prisão de Temer, vou dar uma força para Michela na conta dela no Tinder.
21 de Mar / 2019 às 13h30
Eu sabia que seu dia iria chegar seu golpista..., covarde. Agora a justiça precisa prender Queiroz e os assassinos de Mariele e claro o Flávio Bozo. Futuramente, não tão longe, chegará a vez do Marreco de Maringá e claro do Patético soldadinho de chumbo. A máscara dos patos, coxinhas e bolsominions cairão em breve. Aqui se faz, aqui se paga. #LulaPresoPolítico... #LulaLIvre.
21 de Mar / 2019 às 13h52
O próximo será do dono do pomar de laranjas.
21 de Mar / 2019 às 14h01
Geraldo José, o mestre genial Otoniel Gondim tem que ser apressado por um novo artigo. Um vidente, estudioso e socialista e lulista de porte! Golpista e Bolsonaristas são o mesmo quilate de sacanagem! Arroche com eles, Gondim!!!
21 de Mar / 2019 às 17h55
A Lava Jato está fazendo um honroso trabalho para a nação brasileira! Parabéns aos promotores,juízes,delegados,agentes da polícia federal. QUE TODOS OS CORRUPTOS QUE USAM O NOME DA POLÍTICA PARA SE BENEFICIAREM ROUBANDO VERBAS PÚBLICAS SEJAM CAÇADOS E PRESOS!
21 de Mar / 2019 às 17h55
DIZ A LENDA,QUE AS COISAS SEMPRE ACONTECEM DE 3 EM 3,PARA QUE ISTO SE MATERIALIZE,SÓ ESTA FALTANDO A DILMA.COMENTA-SE QUE A BATATA DELA JA ESTARIA ASSANDO !
21 de Mar / 2019 às 17h55
DIZ A LENDA,QUE AS COISAS SEMPRE ACONTECEM DE 3 EM 3,PARA QUE ISTO SE MATERIALIZE,SÓ ESTA FALTANDO A DILMA.COMENTA-SE QUE A BATATA DELA JA ESTARIA ASSANDO !
21 de Mar / 2019 às 17h57
O PT,APRENDEU A ROUBAR COM O PMDB,PARA A DESGRAÇA DA NAÇÃO E DE TODOS NÓS,O ALUNO SUPEROU O PROFESSOR POR LARGA MARGEM !