A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União–CGU deflagraram nesta manhã (20) a Operação Kepler, com o objetivo de desarticular esquema criminoso na contratação de Instituto de Saúde para gestão complementar de unidades de saúde UPA e Multicentros, vinculadas à Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS).
Policiais federais, com apoio de auditores da CGU, cumpriram mandatos de busca e apreensão em diversos endereços, incluindo órgãos públicos, empresas e residências de supostos envolvidos. A Secretaria de Saude de Salvador foi um dos alvos da operação desta manhã.
De acordo com a s investigações licitações eram direcionadas a beneficiar um instituto contratado, que subcontratava outras empresas, vinculadas ao próprio instituto, com a finalidade de desviar recursos, incluindo pagamentos a servidores da referida secretaria.
De acordo com as informações divulgadas pela PF foram identificados superfaturamento de R$ 8 milhões e pagamentos suspeitos que ultrapassam R$ 2 milhões. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 17ª Vara Criminal Especializada da Seção Judiciária do Estado da Bahia.
São investigados pela PF o Instituto Médico Cardiológico da Bahia (IMCB), que foi alvo na operação Copérnico, e o Instituto Médico de Gestão Integrada (Imegi).
Após a operação a Secretaria de Saúde de Salvador (SMS) informou que fará licitação para contratar novas empresas a fim de substituir as atuais, comunicando ainda que, no caso de comprovação de desvio vai cobrar ressarcimento aos cofres públicos. A Secretaria informou em nota que determinou abertura de processo administrativo para penalização.
Da redação Blog Geraldo José
5 comentários
20 de Mar / 2019 às 14h59
São tudo ...Esse prefeito ACM Neto quer enganar quem
20 de Mar / 2019 às 15h12
O PT está muito melhor que a MÁFIA ITALIANA. Aliás já deveria figurar no Guinnes Book como a maior organização criminosa DO MUNDO.
20 de Mar / 2019 às 15h22
Ué? Cadê os defensores de Rui Correria? Cadê as viúvas de Lula? Caladinhos?
20 de Mar / 2019 às 17h47
Estamos lascsdos na mao de milicianos Bosonaro. Bosonaro em 3 meses virou o maior produtor de laranja psicopatas do Brasil
21 de Mar / 2019 às 17h25
Avisem ao babão do Fernando que a secretaria é do "DEMO" e não do PT. Vai procurar uma troxa pra lavar e esquece os petistas...