A Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA em parceria com a Unidade de Saúde da Família do bairro Itaberaba realiza nesta sexta-feira (01), às 9h uma ação preventiva de combate ao HIV e à sífilis no Mercado do Produtor de Juazeiro. O objetivo da atividade visa abordar o tema das ISTs – Infecção Sexualmente transmissível, com foco principalmente na Sífilis.
Durante a atividade serão entregues insumos de prevenção, como preservativos e panfletos educativos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), teste rápido para Sífilis, Hepatite B e C e HIV, orientações para a prevenção de doenças, palestra educativa, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações farmacêuticas a respeito de plantas medicinais e fitoterápicas, orientações, encaminhamentos odontológicos e higiene bucal correta.
O médico da Unidade de Saúde, Odomy Amorim, destacou a importância da ação. “É uma forma de levarmos a informação ao máximo de pessoas e o Mercado do Produtor de Juazeiro é o local perfeito para nossa atividade e é uma forma a diminuir o preconceito com algumas doenças e incentivar a todos a realizarem os testes, que são simples e gratuitos”, explicou o médico.
“Temos em média, circulando em nosso entreposto, cerca de 4 mil pessoas por dia de várias regiões do país e de certa forma esquecem de cuidar da saúde. É uma parceria de extrema importância para a saúde dos nossos permissionários e para quem freqüenta esse espaço. Agradecemos aos parceiros envolvidos, pois o Mercado do Produto precisa de iniciativas como estas”, avaliou Agnaldo Meira, diretor executivo da AMA
A sífilis é doença infecciosa de curso crônico, que desafia há muito tempo a humanidade. Afeta praticamente todos os órgão e sistemas e, apesar de ter tratamento eficaz e com custo baixo, ainda vem se mantendo como problema de saúde pública até os dias atuais.
O teste rápido, disponível nas unidades de saúde do município, são exames confirmatórios da doença e que podem ser realizados por pessoas de todas as idades. O tratamento também é realizado nestes locais, não havendo necessidade de encaminhamento para local específico.
Daniela Duarte/AMA
0 comentários