O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou Brumadinho (MG) na manhã deste sábado (26). Ele chegou ao aeroporto de Confins às 10h27 e, de lá, tomou um helicóptero e seguiu para a região que foi devastada pela lama oriunda do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da Vale. O presidente está acompanhado dos ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Santos Cruz (Secretaria de Governo), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Ricardo Salles (Meio Ambiente).
Jair Bolsonaro fará uma reunião de trabalho em Belo Horizonte com todas as autoridades envolvidas na tragédia. Ele volta ainda neste sábado (26) para Brasília. Ao anunciar ontem (25) medidas emergenciais para “minorar” a tragédia, Bolsonaro afirmou, em um pronunciamento, no Palácio do Planalto, que vai sobrevoar a região para reavaliar e definir as medidas que devem ser adotadas.
“Para que possamos então, mais uma vez reavaliando os danos, tomar todas as medidas cabíveis para minorar o sofrimento de familiares de possíveis vítimas, bem como a questão ambiental”, disse. Ontem o presidente determinou a ida dos ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles; de Minas e Energia, almirante Beto Albuquerque Júnior; e Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.
No sobrevôo de hoje estarão os ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno; e de Secretaria de Governo, Alberto dos Santos Cruz, além do porta-voz, Otávio do Rêgo Barros. Ainda não está definido se o presidente Bolsonaro desce em Brumadinho ou apenas sobrevoará o local. A princípio, o presidente falará com a imprensa em Belo Horizonte, no aeroporto.
O porta-voz Otávio do Rêgo Barros disse que a prioridade do governo federal é atender a população afetada. O trabalho é realizado em parceria com os governos de Minas Gerais e também do município de Brumadinho. De acordo com Barros, o Exército disponibilizou três helicópteros e homens das três Forças Armadas para operar nas ações de busca e resgate. O governo trabalha com a estimativa de amortecimento do avanço dos rejeitos na Barragem da Usina Hidrelétrica do Retiro Baixo, a 220 quilômetros do local do rompimento.
Fonte: NMB
10 comentários
26 de Jan / 2019 às 13h31
É horrendo! Mais uma vez em três anos outra grande tragédia! Outra vez, os punidos são as vítimas e seus familiares entre outros seres vivos! Os responsáveis pela tragédia não sabem explicar como aconteceu, nem porque aconteceu! E também não serão punidos, mais uma vez! A multa se for paga, para onde irá o dinheiro? E as famílias envolvidas, o que serão delas?
26 de Jan / 2019 às 18h07
Ele não se importa com a miséria dos outros. Ele so pensa em promover a família dele
26 de Jan / 2019 às 18h07
Ele não se importa com a miséria dos outros. Ele so pensa em promover a família dele
26 de Jan / 2019 às 18h11
ENQUANTO O CAPITÃO ESTA CHEGANDO JUNTO EM BRUMADINHO,SOBRE MARIANA,DILMA DISSE : “Assinei decreto que considera natural desastres como rompimento de barragens”...Procuradora critica decreto de Dilma que classifica desastre como ‘natural’(O Estadão)...Sete dias depois da tragédia de Mariana (MG), quando um "mar de lama" destruiu um vilarejo, causou a morte de pelo menos seis pessoas e o desaparecimento de outras 19, a presidente Dilma Rousseff sobrevoa a região mineira e cidades do Espírito Santo nesta quinta-feira (12).(Folha de São Paulo)...SEM PALAVRAS...
26 de Jan / 2019 às 19h06
Depois de Temir e Boso ja merda e desastres e prejuízos no Brasil todos perdendo com mau administração
26 de Jan / 2019 às 19h13
Depois de Temir e Boso ja merda e desastres e prejuízos no Brasil todos perdendo com mau administração
26 de Jan / 2019 às 21h23
Viajou no outro dia. Na tragédia de Mariana a presidenta só foi ver o estrago uma semana depois. Um decreto assinado por ela classifica acidentes como este de “naturais”. Sabiam que o PT - é,o PT, tem ações da Vale, e o presidente é amigo do presidiario? Pesquisem. Pois é, e agora Rede Esgoto?
27 de Jan / 2019 às 13h24
Como esse falso FERNANDO COSTA destoa de todos por comentários medíocres, difamatórios, repletos de inveja e ódio, o localizei em seu paradeiro. Está desmascarado o seu fake cráupula bolsonarista-fascista. Sabemos quem realmente é. Pois...espere!
28 de Jan / 2019 às 08h32
Estou esperando sentado Gondim, que de pé cansa. Sou, antes de tudo, um brasileiro, e não um comunista.
28 de Jan / 2019 às 15h50
Tania deve ser uma psicopata quem quebrou o Brasil foi essa corja do PT.vamos torcer que esse governo der certo,O PT quebrou o Brasil.