O governador do Ceará, Camilo Santana, pediu ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o reforço do apoio dado pelo governo federal no combate aos ataques promovidos por facções desde o início do mês no estado.
O governador reiterou que é preciso um esforço coordenado nacional, já que “o crime ultrapassou a fronteira dos estados”. “Nenhum estado, sozinho, vai combater o crime organizado. A criação do Sistema Único de Segurança Pública no ano passado foi um passo importante. É preciso chamar o Poder Judiciário e revisar algumas leis do país, como a Lei Antiterrorismo”.
Santana solicitou mais 90 agentes penitenciários para as ações nos presídios do estado, além da manutenção da Força Nacional e dos agentes enviados pelo governo federal. No dia 4 de janeiro, o ministro da Justiça enviou inicialmente 300 homens, efetivo que foi acrescido de outros 106 dois dias depois.
“A gente foi fazer um diagnóstico da situação e solicitações de reforço de agentes penitenciários para as unidades prisionais do Ceará e a necessidade de manter, mesmo com a queda significativa das ações, o estado de alerta e monitoramento tanto das forças do estado quanto como também a presença da Força Nacional”, informou o governador do Ceará, após encontro com Moro.
Quanto ao prazo da presença da Força Nacional no estado, Santana disse que não houve acerto para a prorrogação. A permanência inicial definida foi de 30 dias, cujo encerramento seria no início de fevereiro. De acordo com o governador, a situação será avaliada até o fim desse período para ver se haverá necessidade de prorrogação.
Agencia Brasil
4 comentários
17 de Jan / 2019 às 17h53
Boso Moru Temir Morao so quer viajar e se dar bem nordestino coma capim
17 de Jan / 2019 às 18h21
Que hilário hein? Por que esse governador PETISTA não convoca todo o Brasil para fazer doações voluntárias de LIVROS para os bandidos do Ceará. Segundo eles os LIVROS têm o poder de acalmar as pessoas e dissuadi-las da vontade de cometer crimes violentos. Que hilário...
17 de Jan / 2019 às 21h28
ERRY JUSTO - LENDO UM LIVRO PARA FICAR "CALMINHO".... kKKKKKKK. TÁ CALMINHO COM FLAVINHO E QUEIROZ, SEU ...
17 de Jan / 2019 às 23h22
Pense numa Marmota. Esse incompetente que apoia a bandidagem ainda não se tocou que essa violência pode virar contra ele? É petista mesmo. Ióóó, ióóó...