Após seis meses de atuação nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, os assistentes do Programa Mais Alfabetização participaram nesta segunda-feira (26), do encontro de encerramento das atividades, no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), em Juazeiro. De acordo com o coordenador do programa Igor da Silva, o objetivo desse trabalho foi fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes regularmente matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental.
“O assistente de alfabetização auxiliou o trabalho do professor alfabetizador em 76 escolas do município durante seis meses. O foco desse profissional é tornar mais eficiente o processo de alfabetização, tanto na língua portuguesa, leitura e escrita, como na matemática nas turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Tivemos avanços na aprendizagem dos alunos e isso foi comprovado nas três avaliações que os alunos realizaram durante esse período”, comemorou.
“Foi um trabalho muito importante, demos suporte ao professor alfabetizador e contribuímos para aprendizagem dos alunos. Tivemos resultados positivos e muitos avanços, principalmente com os alunos que tinham mais dificuldades. Espero que no próximo ano esse projeto continue”, disse o assistente do Mais Alfabetização Wagner Luiz, da Escola Anália Barbosa.
O Programa Mais Alfabetização instituído este ano pelo Ministério da Educação (MEC) traz um aporte financeiro, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola [PDDE], para ressarcimento do assistente de alfabetização e para aquisição de material pedagógico básico, além de apoio técnico por meio de uma plataforma. Em Juazeiro foram selecionados 80 assistentes alfabetização, que atenderam 76 escolas, beneficiando mais de 2 mil alunos da rede municipal.
Emanuelle Lustosa/SEDUC
1 comentário
27 de Nov / 2018 às 07h34
Esse programa foi fundamental para minha formação enquanto profissional e pessoal. Pude aprender com pessoas maravilhosas que um trabalho bem feito se faz com muita dedicação. Agradeço imensamente ao coordenador do programa, Igor da Silva, pelo apoio e sensatez em tudo que faz e fala. E sinto gratidão a Escola M. Joca de Souza Oliveira, por me acolher tão bem.