A Semana Interna de Prevenção de Acidentes foi realizada mais uma vez com sucesso no Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina. O evento, que está na sua sétima edição, aconteceu de 24 a 28.09, e abordou temas ligados à saúde e segurança do trabalhador. A programação teve início com a palestra sobre o Setembro Amarelo com o Grupo Suicidologia no Vale. No segundo dia o CEREST abordou "Maior Compromisso com a Segurança e Redução da Acidentalidade" e a professora doutora em psicologia Shirley Macêdo focou sua palestra no "Cuidado do Cuidador".
Já no terceiro dia a SIPAT contou com um esclarecimento sobre direitos trabalhistas vindos do bacharel em direito, Gabriel Bispo. No quarto, o setor de fisioterapia trabalhou a LER, DORT e Ginástica Laboral, e estudantes do grau técnico promoveram uma discussão sobre ISTs e HIV/Aids. Encerrando, os funcionários e colaboradores do hospital puderam participar de um momento de relaxamento e beleza.
A semana, é uma promoção da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em parceria com o setor de segurança e medicina do trabalho. "Buscamos os temas de interesse coletivo para mobilizar o maior número de pessoas. O objetivo maior da SIPAT é promover conhecimento, sensibilização e movimento, de forma que as pessoas possam sair um pouco da sua rotina e zona de conforto", esclarece a técnica em segurança do trabalho, Maria de Lourdes.
De acordo com a organização, o saldo foi muito positivo. "Só em falarmos sobre saúde e segurança do trabalhador de uma forma diferente e até lúdica já é bem satisfatório, pois no dia a dia as pessoas não costumam pensar muito sobre isso. O trabalho se torna automático e essas pausas são importantes para que possamos avaliar a nossa prática profissional e a importância do autocuidado", comentou ao final o vice-presidente da CIPA, Mirivaldo Santos.
Anna Monteiro-Ascom HDM/IMIP
0 comentários