Com 101 anos completos no dia 26 de junho passado, faleceu nesta manhã (26/08), a Professora Maria de Lourdes Duarte em Juazeiro.
Como disse Luis Osete em uma crônica registrando seu centenário, “filha do casal Antonio Rodolfo Duarte e Maria Benevides Duarte nasceu à rua Visconde do Rio Branco. Batizaram-na de Maria de Lourdes Duarte. Naqueles idos, Juazeiro era uma senhorita de 38 anos, que ostentava, nas páginas de uma imprensa atuante, a lordeza de um comércio pujante. Vapores e vagões atracavam as novidades do mundo e integravam a princesa do São Francisco às grandes cidades brasileiras, em uma encruzilhada de duas grandes artérias de comunicação interior, como testemunhou Teodoro Sampaio”, A professora Lourdes Duarte, agora nas palavras do poeta Mauriçola, era “uma história viva de Juazeiro, repleta de luz e memória” e seu falecimento, após uma vida dedicada ao ensino, deixa uma lacuna insubstituível.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Alex Tanuri, que promoveu os festejos e solenidades por ocasião de seu centenário, com placa comemorativa e sessão especial, emitiu nota de pesar lamentando sua morte e a perda para Juazeiro.
Para Alex Tanuri “a educação o único pilar que dá sustentação a uma sociedade mais justa, que oferece perspectiva de futuro aos jovens e dá esperança a todos nós e a perda da Professora Maria de Lourdes Duarte, por tudo que ela fez e representou, é irreparável”.
Manoel Leão Ascom CMJ
0 comentários