O Juazeiro Social Clube é um clube brasileiro de futebol foi fundado em 16 de agosto de 1995, portanto nesta quinta-feira completa 23 anos de História. É um time cuja história tem a marca de um quase, o time esteve a 90 minutos do título de campeão da Bahia.
O quase título aconteceu no dia 14 de junho de 2001, o vice-campeonato baiano de futebol veio na final contra o Bahia. Até os dias atuais os torcedores, diretoria e jogadores não escondem a decepção pelo não título.
Em contato com a redação deste Blog, Carlos Humberto, um dos fundadores do time, ex-presidente do Juazeiro, diz que o time é de tradição e até uma tese de mestrado consta nos anais da Universidade do Estado da Bahia.
Para falar sobre a data dos 23 anos de fundação, o atual presidente do Juazeiro, Rafael Campelo, não respondeu ao contato deste Blog feito no início da semana. Disse "que estava em Salvador. Respondo amanhã (dia 14)". O amanhã ficou no vazio, na incerteza, talvez, seja a rota da atual situação do time cuja torcida aguarda rever um passado de glórias do tricolor das cores verde, vermelho e branco.
Rafael Campelo não respondeu aos questionamentos: qual a expectativa para 2019. O Juazeiro Social vai participar do Campeonato Baiano da Segunda Divisão (Série B)? Hoje, dia 16 de agosto vai ter alguma comemoração?
O Juazeiro Social Clube, de acordo com os radialistas esportivos, há alguns anos passa por dificuldades financeiras. O clube tem como rival local o Desportiva Juazeirense, que este ano foi rebaixado para a série D.
Na história do Juazeiro Social Clube consta o nome do jogador Daniel Alves. É o fato mais comentado, que mais dá orgulho ao torcedor: O clube revelou Daniel Alves, lateral-direito do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira de Futebol.
O Juazeiro Social Clube surgiu da fusão entre oito times amadores que disputavam a Liga de Futebol local (América, Barro Vermelho, Carranca, Colonial, Grêmio, Olaria, XV de Novembro e Veneza). Em 1996, conquistou seu primeiro título, o da Segunda Divisão baiana. Na estreia na elite do futebol baiano, terminou em terceiro lugar.
Em 2008, o Juazeiro foi rebaixado para a Segunda divisão baiana. Porém, depois de 2 anos conseguiu o título da segunda divisão e consequentemente o acesso a elite do futebol baiano em 2011. Acabou sendo rebaixado novamente em 2011, mas devido a uma escalação irregular de um jogador do Ipitanga, que fez o time perder pontos, o Juazeiro fica com a vaga e garantiu sua participação na primeira divisão do futebol baiano para o ano de 2012.Em 2013, o rebaixamento se tornou realidade novamente no tricolor das carrancas.
Agora no ano de 2018, o time começa a contar os segundos a caminho para alcançar os 25 anos de fundação. Infelizmente, a incerteza é o maior adversário do time do Juazeiro Social Clube. "Infelizmente não existe nada a comemorar. A data é esquecida pelos torcedores", sentencia o torcedor Eduardo Amorim.
Redação Blog
2 comentários
17 de Aug / 2018 às 08h26
Triste a realidade do Juazeiro Social Club, infelizmente o time no auge de sua glória, se vendeu para o bahia, deixando frustada sua torcida e digo com certeza, foi ai que começou sua decadência.
10 de Feb / 2019 às 18h31
Cresci vendo o juazeiro social clube jogando bem. Derrepente vejo o time numa situacao dessas. Aonde estao os grande empresarios para ajudar. So pensam em ajudar a ajuazeirense por causa do deputado. Juazeiro social tem hostoria. Dani alves por favor ajude o seu time que te revelou para o mundo por favor