Profissionais do Hospital Regional de Juazeiro estão participando de uma série de capacitações, entre elas: NR 32: Proteção à saúde e segurança na unidade hospitalar. O engenheiro de Segurança do Trabalho, Claúdio Estevão, destaca que a Norma Regulamentadora NR 32 é responsável por definir as medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, ou daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde.
“Nosso objetivo em reunir os funcionários e falar sobre a NR-32 é garantir a segurança e a proteção dos trabalhadores que atuam em estabelecimentos destinados à prestação de assistência à saúde, e não se aplica somente a médicos e enfermeiros, mas a qualquer trabalhador, inclusive administrativo, que tenha contato com riscos biológicos de contaminação”.
Estevão, afirma que, não adianta apenas comprar os equipamentos de proteção, é preciso também orientar e fiscalizar o funcionário para seu uso. Além de determinar procedimentos hospitalares, a NR 32 também rege o comportamento dos profissionais da área, indicando a obrigatoriedade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a proibição do uso de adornos.
A NR – 32 é definida como a norma que cuida da saúde dos profissionais da área da saúde, bem como aqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. A norma foi criada para constituir diretrizes básicas para a implementação de medidas d eproteção específicas aos trabalhadores do setor.
Os participantes do treinamento sinalizam que as informaões são essenciais para o trabalho de prevenção, por isso defenderam que a responsabilidade de divulgar a a NR 32 entre os profissionais da unidade. O enfermeiro João Henrique, aprovou a iniciativa e ressaltou que irá compartilhar as informações recebidas. "Ter o trabalhador bem treinado e capacitado é o primeiro passo para evitar e mitigar acidentes, só temos a agradecer pelas orientações que são essenciais em nosso dia a dia".
Ascom HRJ
0 comentários