A Câmara analisa o Projeto de Lei 7916/10, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (Imposto federal cobrado sobre mercadorias industrializadas, estrangeiras e nacionais. O IPI é um imposto seletivo, porque sua alíquota varia de acordo com a essencialidade do produto, e não-cumulativo, ou seja, em cada fase da operação é compensado o valor devido com o montante cobrado anteriormente) e do Imposto sobre Importação (II) equipamentos destinados à locomoção e ao tratamento de pessoas com deficiência. O benefício também inclui a aquisição de equipamentos destinados ao desempenho de atividades profissionais e desportivas.
Pela proposta, a aquisição dos produtos deve ser feita diretamente pelo usuário ou por um representante legal. A isenção é válida para pessoas com deficiência física, visual, auditiva e mental severa ou profunda, além de autistas.
Controle
O projeto prevê que o benefício deverá ser reconhecido pela Secretaria da Receita Federal, que verificará se o comprador preenche os requisitos legais. O autor da proposta explica que o Executivo estimará o montante da renúncia de receita e incluirá o valor no demonstrativo que acompanha o projeto de lei orçamentária.
Para Patriota, o benefício permitirá melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência, principalmente daqueles com menor renda. "Poderão ser adquiridos com maior facilidade aparelhos auditivos, cadeiras de rodas, próteses ortopédicas, computadores, entre outros equipamentos", afirma o parlamentar.
Ascom
3 comentários
25 de Jul / 2018 às 17h48
não existe isso de 'isentar' fulano de imposto, outra pessoa ou outra parcela da sociedade, geralmente OS MAIS POBRES sempre vai pagar!!!! e agora só vejo notas de políticos propondo coisas ou impraticaveis ou que vão impactar negativamente em alguma parcela da sociedade!!!! abram o olho eleitores!
25 de Jul / 2018 às 19h35
O nome disso que o Gonzaga Patriota está fazendo chama-se DESESPERO! Atira agora em época de eleição para todos os lados, apela para o "mau senso" da boa parte dos brasileiros que até agora não aprenderam a pensar! Ele sabe que boa parte desses eleitores se vendem por quaisquer "pedaço de pão" devido ao caos criado por políticos que eles mesmos elegeram...
26 de Jul / 2018 às 08h23
Esse aí votou no impeachment de Dilma Rousseff. E mais de 70% do povo de Pernambuco votaram na Dilma Rousseff. GAME OVER, DEPUTADO.